A pintura em destaque no Carnaval
E mais: posse administrativa de Gustavo Soares Amorim e uma lembrança do Baile do PH Revista.
Com a chegada do Carnaval, nada mais justo do que destacar a obra de um artista que foi cantor, compositor e pintor do samba por excelência: Heitor dos Prazeres, um carioca cheio de ginga que viveu entre 1898 e 1966 e participou da fundação de grandes escolas cariocas, como Portela e Mangueira.
Uma de suas pinturas – Dança, de 1965 – segue exposta no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, que, aliás, merece uma visita.
A obra foi doada à instituição por outra pintora, Iracema Arditi, e chama atenção pelas cores e pela alegria dos dançarinos.
Um Carnaval diferente
No Maranhão, em mais um ano de pandemia, estamos tendo um Carnaval diferente, mas ainda uma festa. Com o cancelamento dos blocos, escolas de samba, tribos, marchinhas, blocos de sujos e todas as festas de rua que costumam pipocar pelo estado, o folião maranhense tem precisado se contentar com as festas privadas e lives de shows.
Esse já é o segundo ano consecutivo que ficamos sem uma das maiores festas de rua do mundo e, enquanto muitas pessoas estão tirando o atraso festeiro nas festas privadas restritas, desde a quinta-feira, outras estão mantendo a folia dentro de casa.
Proprietários de lojas de produtos carnavalescos têm incentivado, principalmente através das redes sociais, os clientes a se produzirem para curtir a festa em suas casas, coisa que eles também vão fazer.
A falta que todos sentimos
E assim muita gente está fazendo a sua programação de folia com a família em casa, assistindo filmes, indo à praia e trabalhando.
Não são poucas as famílias em São Luís que estão reunindo amigos em festas de Carnaval à fantasia onde o comprovante da vacina é a lei. Só com ele para entrar!
Há quem acredite que, com o avanço da imunização, podemos sim voltar a curtir de forma segura nas ruas, mas o momento ainda não é esse. A saudade, no entanto, bate forte.
É claro que sentimos falta de se fantasiar, organizar o cronograma de saída com os amigos, de fazer amizade nas festas, de acordar com ressaca e, mesmo assim, sair novamente para curtir, rever as bandas, acenar para os cantores mesmo sabendo que não vão nos ver.
É claro que sentimos saudade de encontrar antigos amigos no corredor da folia, comer um suculento cozidão ou uma maravilhosa feijoada para rebater a fome e repor as energias.
E as músicas e as coreografias de rua? É de arrepiar só a lembrança!
O abraço que sonhamos
O Carnaval de rua realmente faz muita falta para quem gosta de curtir a festa, mas acho importante que as festas voltem aos poucos e com segurança.
Como tenho frequentado algumas, sei que a segurança está bem exigente sobre o uso de máscara e o comprovante de vacinação. A entrada não tem sido permitida sem ao menos duas doses da vacina, mesmo que você esteja com o ingresso na mão.
E ainda que os ânimos e o fulgor carnavalescos estejam mais leves, foram poucos os eventos dessa época que aconteceram.
Agora, só nos resta esperar por tempos melhores em que possamos celebrar o Carnaval com abraços calorosos.
Posse administrativa de Gustavo Soares Amorim
Na última sexta-feira, 25, Gustavo Soares Amorim, tomou posse administrativa no cargo de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal 1ª Região, na vaga decorrente da nomeação do Ministro Nunes Marques no STF, destinada ao quinto constitucional.
A apresentação formal do novo Desembargador ocorrerá no dia 17 de março no plenário do Tribunal (data em que o saudoso pai do empossado – Desembargador Federal Leomar Amorim – tomou posse no TRF1, em 2004.
Gustavo é filho do saudoso Des. Federal Leomar Amorim e da promotora de Justiça Graça Soares Amorim, é casado com Rafaela Sarney Murad Amorim e pai de Luísa.
Em 33 anos do TRF1, é a primeira vez que o Maranhão tem um Desembargador Federal pelo quinto constitucional (classe: advogados)
DE RELANCE
Uma noite com vinhos e amizade
Coube a Thatiana e César Bandeira liderar um grupo de amigos do vinho na noite de sábado para momentos do mais agradável e estimulante convívio, no bistrô Alameda Trinta.
Continua após a publicidade..
Vinhos tintos das melhores cepas foram degustados em grande estilo por um grupo formado por Ana Elvira e José Benedito Buhatem, Cida e José Aparecido Valadão, Wanda e Carlos Adler, Graça e Osmir Sampaio e este Repórter PH.
Os quitutes preparados pelo Chef Warwick Trinta foram elogiados por todos.
A volta da propaganda eleitoral
Está de volta, desde sábado, a propaganda partidária gratuita em emissoras de rádio e televisão.
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral aprovaram por unanimidade a minuta da resolução da Corte que normatiza a propaganda eleitoral nas eleições gerais de 2022.
A veiculação, em âmbito nacional, será das 19h30min às 22h30min, às terças-feiras, às quintas-feiras e aos sábados, por iniciativa e sob a responsabilidade dos partidos.
O calendário de propaganda pode ser encontrado no site do TSE.
Turismo de isolamento
Desde que a pandemia chegou, um novo tipo de turismo anda ganhando espaço nas preferências de quem tenta se manter longe das aglomerações – ou deseja apenas viver momentos de descanso.
O turismo de isolamento é exatamente isso: a busca por refúgios particulares e remotos, de preferência no meio do mato, em alguma cabana ou chalé com decoração charmosa (e cozinha bem equipada), em sítios ou pequenas fazendas.
Para atender à demanda, uma infinidade de recantos vem surgindo em diferentes regiões do Estado – dos Sertões aos Lençóis Maranhenses, passando pelo litoral. São, em sua maioria, empreendimentos individuais. E é grande a procura.
A Lição de Sêneca
Sêneca dizia que, para perder o medo paralisante de que alguma coisa horrível pode acontecer com você, você tem de fazer o seguinte: tem de ter certeza de que alguma coisa horrível irá acontecer com você. Uma vez que você tenha assimilado que a morte é inevitável, que, ao envelhecer, o corpo padece, que acidentes são possibilidades e que o ser humano não é confiável, uma vez que você tenha entendido que, no fim, estará sozinho, você relaxará e poderá viver com leveza os dias que lhe restam.
Missa de Sétimo Dia
Será rezada às 19h30 desta segunda-feira, na Igreja São Luís Rei França (na avenida Santa Dulce dos Pobres, S/N, Calhau) a Celebração da Esperança (Missa de Sétimo Dia de falecimento) em memória de minha saudosa amiga Tereza Leal (Terezinha do Menino Jesus Coelho Leal).
A celebração será presencial mas poderá ser acompanhada pelo Youtube – canal Angelusrezai.
Para escrever na pedra:
“É tão estranho pensar que o mundo inteiro agora depende do que pode acontecer na cabeça de um homem solteiro e envelhecido”. De Andrey Kurkov – autor dos Diários da Ucrânia, o livro em que retrata a vida cotidiana no país durante os meses quentes da invasão da Crimeia pela Rússia em 2014.
TRIVIAL VARIADO
O gastrobar Quintal Lagoa vai oferecer nesta segunda-feira, a partir das 18h, o melhor da gastronomia de boteco em evento animado por bandas famosas e DJs que viajam nos ritmos desta época do ano. No sábado e no domingo foram mais de 7 horas de música. Sucesso total.
O Rio Grande do Sul sai na frente. Lá, por decreto do governador Eduardo Leite o uso de máscara de proteção individual para crianças com menos de 12 anos deixa de ser obrigatório. Mas o uso de máscara é aconselhado para crianças que convivem com pessoas que tenham alto risco de desenvolvimento de doenças graves.
Com a guerra deflagrada pela Rússia contra a Ucrânia, a Covid-19 saiu das principais manchetes e cedeu lugar preferencial para o conflito armado que assusta o mundo.
Nenhuma cidade maranhense figura entre os 25 destinos brasileiros que devem ser destaque no turismo em 2022, segundo análise feita pelo Ministério do Turismo por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo.
No assunto: a pasta publicou, na primeira quinzena de fevereiro, a Revista de Tendências do Turismo, que reúne as principais atividades que devem impulsionar a retomada do turismo neste ano em que a pandemia de coronavírus dá sinais de arrefecer.
Em tempo: os dados e informações para elaboração da revista foram colhidos de relatórios de instituições, como o Sebrae, de empresas e consultorias nacionais e internacionais e de plataformas de viagem e locação, como TripAdvisor e Booking, entre outros.
Nascido em 29 de fevereiro, este ano o engenheiro e escritor José Jorge Leite Soares não vai comemorar a nova idade. Terá que aguardar o ano bissexto de 2024 para fazer uma festa de arromba.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira