Presidente eleito do TJMA inicia montagem de equipe
Leia também: Elizabeth Rodrigues comemora, nesta terça-feira, conclusão do seu pós-doutorado na USP e as articulações políticas do vereador André Jardins visando às eleições de outubro.
Drogas contra a queda de cabelo em homens
Em reportagem assinada por Evelin Azevedo, o jornal O Globo que estudo sobre minoxidil, finasterida e dutasterida compara eficácia das drogas contra a queda de cabelo em homens,
Pesquisadores do Centro Mediprobe Research e da Escola de Medicina da Universidade de Toronto, ambos no Canadá, fizeram um meta-análise com 23 estudos para avaliar e classificar a eficácia dos três remédios contra a queda de cabelo em homens.
A revisão sobre as opções de tratamento não cirúrgicas para a calvície foi publicada na prestigiada revista científica Jama Dermatology, no início deste mês.
Drogas contra a queda de cabelo...2
A alopecia androgenética é mais comum nos homens porque uma de suas causas está relacionada ao hormônio sexual masculino: a testosterona. A outra razão é a hereditariedade. Esses dois fatores atrofiam os folículos capilares e aceleram a queda definitiva do cabelo.
Ainda não havia um trabalho mais aprofundado comparando a eficácia de remédios para alopecia androgenética nos homens.
Os cientistas analisaram os resultados do uso de várias dosagens dos três medicamentos orais e tópicos – minoxidil, dutasterida e finasterida – por dois a quatro meses.
Drogas contra a queda de cabelo..3
Após comparar as publicações, os pesquisadores elencaram os melhores resultados. Eles descobriram que tomar 0,5 miligramas de dutasterida oral por dia teve a maior probabilidade de reduzir a perda de cabelo nos homens.
A dutasterida é um remédio indicado para o tratamento de hiperplasia prostática benigna (HPB), que é o crescimento benigno da próstata.
Em sua bula aprovada pela Anvisa, o medicamento não tem indicação para tratamento da calvície no Brasil, o que classifica que seu uso contra a queda de cabelo é considerado como "off-label" (uso ainda não aprovado pela agência regulamentadora).
A dutasterida tem efeitos colaterais mais graves do que os outros remédios analisados pelos cientistas, incluindo a perda do desejo sexual e a capacidade de obter e manter uma ereção.
Drogas contra a queda de cabelo...4
Tomar 5 miligramas por dia de finasterida oral foi o segundo tratamento com maior eficácia, segundo o estudo. A finasterida é um medicamento da mesma família química da dutasterida, também usado para tratar o aumento da próstata.
De acordo com a bula que consta no site da Anvisa, este remédio é aprovado no Brasil para uso contra a queda de cabelo masculina, mas numa dosagem de apenas 1 miligrama, menor que analisada no estudo. A dosagem de 5 miligramas é apenas para tratar a HPB.
A finasterida também produziu o maior aumento na contagem total de cabelos em 48 semanas. Uma contagem total de cabelo é exatamente o que parece – uma contagem de todos os diferentes tipos de cabelo em uma cabeça, incluindo cabelos mais finos ou tipo “penugem de pêssego”.
Drogas contra a queda de cabelo...5
O terceiro tratamento mais bem-sucedido para a calvície masculina foi uma pílula contendo 5 miligramas de minoxidil oral. Essa pílula produziu o maior aumento na contagem de pelos terminais no final de dois meses, muito mais forte do que a dose mais baixa. Os cabelos “terminais” são os cabelos mais maduros da cabeça (em comparação com os novos e finos cabelos do bebê) e são mais propensos a criar aquele efeito de “cabelo cheio”.
No Brasil, o minoxidil é liberado pela Anvisa para uso no tratamento contra a calvície. Diferentemente do que foi analisado no estudo, a medicação no nosso país tem formulação tópica, com 5% do composto em cada mL do produto, o que equivale a 50mg/mL. Aplica-se o produto duas vezes ao dia (1mL em cada aplicação), na região onde pretende-se recuperar o cabelo.
Drogas contra a queda de cabelo...6
Tomar uma dose reduzida de finasterida, apenas um comprimido de 1 miligrama por dia, ficou em quarto lugar na capacidade de reduzir a perda de cabelo masculino, segundo o estudo. No entanto, mostrou o maior aumento na contagem de cabelos maduros às 48 semanas.
O uso de solução tópica de minoxidil a 5% no couro cabeludo (como aprovado para uso no Brasil) foi o quinto em eficácia, seguido pela solução de minoxidil tópico a 2%. O último lugar em eficácia, de acordo com o estudo, foi uma dosagem muito menor de minoxidil oral — apenas 0,25 miligramas por dia.
Apesar da classificação do estudo, os cientistas destacam que os remédios demonstraram benefícios em momentos diferentes durante o ciclo de 24 e 48 semanas, e cada um também apresentou seu próprio conjunto único de efeitos colaterais.
DE RELANCE
Novo site do Banco Central
Banco Central (BC) criou um novo site exclusivo para a consulta do 'dinheiro esquecido' em bancos, que soma cerca de R$ 8 bilhões.
As consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) serão retomadas no dia 14 de fevereiro e contarão com um espaço específico para tal.
As consultas serão feitas no site valoresareceber.bcb.gov.br.
Todo o relacionamento do cidadão com o SVR será feito nesse espaço e não haverá possibilidade de consulta no site principal do BC.
O sistema foi anunciado no dia 24 de janeiro, mas saiu do ar poucos dias depois devido a sobrecarga de acessos. No auge da busca, até o site do BC ficou fora do ar. Ainda assim, foi possível solicitar o saque de R$ 900 mil que estavam 'esquecidos'.
Resguardo
Com apoio da Polícia Civil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública iniciou ontem a segunda edição da Operação Resguardo no país.
A ação pretende combater a violência contra a mulher.
Os agentes atuarão na busca de suspeitos de crimes como estupro, ameaças, lesão corporal e tentativa de feminicídio.
Se você é vítima ou sabe de alguém nessa situação, denuncie no Disque 180. O serviço preserva o anonimato e funciona 24 horas por dia.
Fabrícia no Casarão
Quem sacudiu as estruturas do Casarão Colonial no último domingo foi a cantora Fabrícia, considerada “Musa da Música Maranhense”.
Continua após a publicidade..
A artista levou para aquele prestigiado espaço do Centro Histórico de São Luís um repertório dos mais dançantes, com destaque para a axé music, que ela adora.
Em determinado momento da apresentação, a musa subiu na estrutura que circunda o palco e deu seu recado, para o delírio de quem a aplaudia.
A programação começou ao pôr do sol e seguiu animada até meia-noite em ponto, quando a turma jovem que bate ponto no endereço despediu-se satisfeita de mais uma tarde-noite de descontração naquele endereço.
Tiago Máci em show
O amor por si mesmo é o que marca a obra do ator e compositor Tiago Máci. Ele volta a se apresentar nos palcos de São Luís nesta próxima quinta-feira (10), no show 'Amor Delivery'.A diversidade dos estilos musicais de Máci e a poesia de suas composições estarão presentes com a companhia de Isaías Alves, que assina a direção do show, e os músicos Sandoval Filho e Davi Oliveira.
Tiago garante que composições como “Tá vendo baby” e outras que marcaram a sua trajetória, como “Samba do Fuleiro” e “À Musa” além de “Beijo à queima-roupa”, parceria com Zeca Baleiro, estarão presentes no show.
Quem comparecer poderá desfrutar de melodias ternas e criativas que retratam o cotidiano. Ele, que completa dez anos de estrada esse ano, tem quatro prêmios em festivais de música pelo Brasil.
Em 2021 ganhou o prêmio Volts na categoria melhor cantor e participou do Prêmio Papete - A Festa da Música do Maranhão ao lado de artistas como Flávia Bittencourt , Zeca Baleiro e Paolo Ravley.
Nomeação de Leonardo Diniz
O governador Flavio Dino (PSB) anunciou a nomeação do ex-delegado geral da Policia Civil, Leonardo Diniz, como novo secretário de Estado de Segurança Pública.
Diniz substitui Jefferson Portela, que pediu demissão por motivações eleitorais, sendo uma delas o apoio à pré-candidatura do senador Weverton Rocha ao governo do Maranhão.
Por sete anos, Jefferson Portela liderou a pasta e três deles Leonardo Diniz foi secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Mudança de partido
Após dois mandatos como deputado estadual pelo PCdoB, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto, vai se filiar ao PDT para apoiar o senador Weverton Rocha como candidato ao Governo do Estado.
No dia 31 de janeiro, o deputado Othelino Neto já aparecia ao lado do senador Weverton Rocha, com o ex-secretário de Segurança Jefferson Portela e outros apoiadores da candidatura ao governo estadual.
Mestrado e Doutorado
A Faculdade de Negócios Faene e a Unisinos fecharam convênio para ofertar cursos de Mestrado e Doutorado na instituição maranhense.
As inscrições para o processo seletivo estão abertas e as aulas serão presenciais com atividades também on-line. Os cursos escolhidos são Negócios (Mestrado) e Ciências Contábeis (Doutorado).
A Unisinos é uma das instituições mais tradicionais do Brasil, com histórico de sucesso, diversos cursos premiados e excelente desempenho em Mestrados e Doutorados, alcançando sempre nota máxima.
Ao longo desses anos, a Unisinos sempre buscou o desenvolvimento, a educação continuada e a capacidade de inovação.
Testagem no drive
O Governo do Estado prorrogou por mais uma semana o drive-thru de testagem para a Covid-19, tanto em São Luís como em Imperatriz.
O serviço, destinado à identificação das pessoas com a doença, integra as ações da Secretaria de Estado da Saúde em combate à pandemia e é coordenado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares.
Nos últimos 15 dias, foram realizados em torno de 17 mil testes nos dois drives disponíveis. Os equipamentos funcionam até sexta-feira, dia 11.
Acessibilidade nas delegacias
O curso “Acessibilidade nas Delegacias Brasileiras e Atendimento às Mulheres e Meninas com Deficiências e Doenças Raras”, da Universidade Federal do Maranhão, recebe inscrições até o dia 7 de março.
A iniciativa é resultado da articulação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por intermédio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Também são parceiros o Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
TRIVIAL VARIADO
O curso de Enfermagem do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão promoverá, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, o I Ciclo de Webinários sobre o tema “Ciência e Enfermagem frente à pandemia da Covid-19”. O ciclo será aberto a toda a sociedade e haverá certificação de participação de 12 horas.
No capítulo: as inscrições podem ser feitas até o dia 16 de fevereiro. E segundo a organizadora do evento e uma das palestrantes, professora doutora Ilana Mirian, enfermeira sanitarista e consultora em Políticas de Saúde, discutir a ciência e o impacto nas ações de enfrentamento à Covid-19 tornou-se uma necessidade global.
Em tempo; Ilana, que é também doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e docente-pesquisadora da UFMA, diz que a Covid coloca uma oportunidade da sociedade entender as vantagens e limitações do conhecimento científico, ao mesmo tempo em que assiste e aprende como o avanço da ciência nas mais diversas áreas favorece o combate ao SARS-cov2 e suas variantes.
A Oficina de Eventos, comandada por Elda Damasceno, é quem está à frente do Cerimonial das Bodas de Ouro do feliz casamento de Ana Célia e Maurício Feijó, cuja festa acontece no Rio Poty Hotel, no próximo sábado, dia 12, a partir das 16h30.
A cotação da moeda americana no Brasil encerrou 2021 com aumento de 7,47%, valorização que se repete de forma consecutiva desde 2017. Projeções de especialistas indicam que turbulências no ano eleitoral, devem impactar a taxa de câmbio.
Tem mais: além do risco de discurso populista entre os candidatos, sem compromisso com o tema da responsabilidade fiscal, combustíveis, alimentação, vestuário e aluguel estão entre as despesas que podem pesar mais no bolso do consumidor.
Seria bom se a gente pudesse riscar o coronavírus da história, mas a pandemia surtiu efeitos indeléveis – inclusive na arte. Centenas de obras foram produzidas no confinamento e ganharam um museu virtual.
No assunto: primeiro do gênero no mundo, o Covid Art Museum (CAM) foi criado por três amigos que trabalham em agências de publicidade na Espanha e se deram conta de que muita gente estava usando a arte para retratar o novo momento.
Tem mais: a iniciativa está hospedada no Instagram (em @covidartmuseum), onde tem em torno de 170 mil seguidores. No acervo, há trabalhos curiosos como a Mona Lisa vacinada, de Eman Rus, a reconfiguração do Monte Rushmore (EUA), de Chase Gagnon, e as famosas miniaturas de Tatsuya Tanaka.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira