COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Futuro sobre rodas

E mais: uma recomendação de Augusto Diniz, presidente da TVN, e algumas dúvidas sobre a vacina contra Covid-19.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34
Rayssa Leal – a Fadinha, na Olimpíada de Tóquio, é exemplo para as mais novas gerações

O show da skatista maranhense Rayssa Leal – a Fadinha – na Olimpíada de Tóquio, em 2021, continua atraindo atenções para o esporte, que ganhou fama, adeptos e mais do que isso: se tornou protagonista em programas sociais.

O exemplo mais recente vem de Santa Cruz do Sul (RS), no Vale do Rio Pardo: a prefeitura acaba de lançar o projeto Futuro Sobre Rodas. A ação é voltada a crianças e jovens de seis a 19 anos, de bairros em áreas vulneráveis, e a famílias ligadas aos Centros de Referência em Assistência Social.

A ideia é oferecer a prática da atividade em praças, ginásios e centros ocupacionais, com a orientação de monitores, sempre no turno inverso ao da escola - uma forma de manter a gurizada ativa e saudável.

Na largada, uma empresa do município doou 40 skates para o projeto. Além disso, 40 pares de tênis personalizados com a marca do projeto foram comprados pelo Departamento de Esportes e serão distribuídos aos participantes.

O Presidente da TVN Augusto Diniz e sua equipe de gerentes, recomendam aos clientes o uso ininterrupto de estabilizadores, no-breaks e filtros de linha, visto que os equipamentos eletrônicos precisam trabalhar com uma fonte de energia estável

TVN e medidas preventivas

O período chuvoso em São Luís está só começando.

Para garantir mais segurança e proteção de equipamentos eletrônicos como computadores, televisores, aparelhos de som e home theater, a TVN saiu na frente e está orientando seus clientes a adotarem medidas de segurança.

Para melhor funcionamento e proteção de equipamentos e também já prevenindo contra as descargas elétricas e raios, comuns nesse período de chuva, a dica da TVN é que sejam usados estabilizadores, no-breaks e filtros de linha em equipamentos como decodificadores e modem´s da TVN.

Com certeza é a melhor forma de evitar a perda de equipamentos e instabilidade de sinal em virtude de oscilações e eventuais descargas elétricas.

Sem a vacina de reforço

Um dado curioso e preocupante: a maior parte dos hospitalizados por covid-19 no Maranhão não tomou dose de reforço,

Entre centenas de internados por coronavírus em janeiro em leitos clínicos e de unidades de terapia intensiva (UTI), 45% tomaram duas doses sem reforço, 28% não se vacinaram ou tomaram apenas uma dose e 27% haviam tomado duas doses e reforço.

Os dados resultam de um cruzamento do programa de registro de internações, com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), que exibe a vacinação de brasileiros.

Dúvidas sobre a vacina

Com o avanço veloz da variante Ômicron e tanta gente testando positivo para o coronavírus, em plena campanha de imunização contra a covid-19, não tem sido incomum as duas coisas se sobreporem: a pessoa descobre que está com a doença no dia em que recebeu a vacina ou pouco depois. A eficácia da dose fica comprometida?

Infectologistas garantem que não há motivo para preocupação. Esses episódios também ocorreram em ondas prévias da pandemia, com outras cepas.

E mais: quem se vacinou e estava com covid (sem saber) pode relaxar 100%. Não se espera interferência na resposta à vacina. Nem a doença interfere na vacina, nem a vacina pode interferir na evolução da doença, agravando o quadro.

Dúvidas sobre a vacina...2

Nenhum dos imunizantes em uso contra a covid-19 utiliza vírus atenuado, apenas inativado – ou seja, não é possível desenvolver a enfermidade a partir da vacina.

Mas, pode, sim, surgir a dúvida: o que estou sentindo é reação adversa da dose recebida ou sintoma de covid?

Em geral, segundo os infectologistas, eventuais efeitos adversos – febre, dores no corpo, dor de cabeça, mal-estar, sensação de corpo pesado – desaparecem em 24 horas após a picada, enquanto que, em algumas situações, podem se estender por até 72 horas.

São raros os casos, e específicos de acordo com a fórmula de cada laboratório, de reações que surgem até duas semanas depois.

Dúvidas sobre a vacina...3

A “mistura” acontece: um paciente acredita que tudo é decorrente da vacinação, mas pode estar apresentando sinais da infecção pelo sars-cov-2. Nestes casos, serve a dica: vacina contra a covid-19 não provoca dor de garganta, por exemplo. Na dúvida, é preciso procurar orientação especializada.

Os infectologistas dizem que, com a Ômicron, tem-se observado muitos casos só com dor de garganta, só com nariz entupido. E alertam para que se valorize esses sintomas, e não os minimize. Ou seja: devemos sempre desconfiar de covid neste momento. E o ideal é ficar em casa nesse primeiro dia.

E recomendam, ainda, que é importante não procurar testagem por conta própria – o resultado pode ser um falso negativo – ou ir direto para um serviço de emergência.

O mais prudente é conversar com um médico e tirar as dúvidas.

E os prefeitos acautelam-se

Dos atuais prefeitos que já foram deputados não há um só que tenha vontade de encarar urnas este ano.

Dizem que deixariam o mandato com apenas um ano e três meses para entrar numa aventura de resultados imprevisíveis.

Dos que não foram, são raros os que admitem a candidatura, mas também ainda não bateram o martelo.

Dia Mundial do Câncer

Hoje é Dia Mundial do Câncer, data criada em 2000 para reforçar a importância das medidas de prevenção contra a doença.

Para disseminar a mensagem, prédios públicos de vários Estados brasileiros receberão iluminação especial, nas cores azul e laranja, até o próximo dia 10.

A iniciativa é, também, um lembrete: manter uma vida saudável e os exames de rotina sempre em dia é fundamental.

Dia Mundial do Câncer...2

O Dia Mundial de Combate ao Câncer chama a atenção para a busca precoce de diagnóstico como forma de aumentar as chances de cura dos portadores da doença.

Com a pandemia, as pessoas precisaram diminuir a presença nos consultórios além de os médicos especialistas terem de bloquear horários na agenda, em razão da necessidade de distanciamento.

Continua após a publicidade..

O câncer de intestino mantém-se atualmente entre os três tipos mais frequentes no Brasil.

Coloproctologistas reforçam, no entanto, que o câncer do intestino é tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.

Dia Mundial do Câncer...3

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está atrasando a realização desses exames de rastreamento, contribuindo para o aumento da taxa de câncer de intestino nos próximos anos e, consequentemente, das taxas de mortalidade relacionada a esse tumor.

Sintomas de alarme – Mudança no ritmo intestinal, com diarreia ou prisão de ventre, sangue nas fezes, dor abdominal e súbita perda de peso são sintomas de alarme.

Por isso, a importância de consultas periódicas ao médico para que, em caso de diagnóstico positivo, haja tempo suficiente para o tratamento efetivo.

Michelinne e Anderson Bentes de Sousa, que serão co-anfitriões da festa das Bodas de Ouro dos pais dela, Ana Célia e Maurício Feijó, próximo dia 12 no Rio Poty Hotel, postaram ontem nas redes sociais esta bela foto relembrando o almoço carnavalesco do PH Revista inspirado na Grécia

DE RELANCE

Bolsonaro deve trocar 11 ministros

O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou ontem a troca de 11 ministros em 31 de março em razão das eleições e acenou para a possibilidade de dar cargo ao senador Marcos Rogério (PL-RO).

A data é limite para que ocupantes de vários cargos públicos sejam exonerados para disputarem as eleições.

- Está previsto no momento que 11 ministros vão disputar eleição. Vamos ter ministérios-tampão. Tenho profundo apreço pelo (Marcos) Rogério, a gente pode conversar, mas nada decidido ainda - disse Bolsonaro em Porto Velho, antes de se encontrar com o presidente do Peru, Pedro Castillo.

Troca de ministros...2

“Dia 31 de março é grande dia, 11 saem, 11 entram (ministros). Da minha parte, só vão ficar sabendo pelo Diário Oficial da União” – acrescentou o presidente.

Ao comentar em vídeo nas redes sociais seu encontro com o líder latino, o presidente preferiu focar o lado conservador de Castillo, contudo, não citou que o peruano tem uma visão de esquerda na economia – nem lembrou seu pesar após a vitória de Castillo, em 2021.

– Cada vez mais, estamos procurando maneira de melhor nos relacionarmos com nossos vizinhos. Temos interesses comuns com o Peru: conservadorismo, amor à pátria, respeito, família, valores tradicionais – disse Bolsonaro, em vídeo, durante passeio de moto com apoiadores logo antes do encontro com o presidente do Peru.

Turismo de isolamento

Desde que a pandemia chegou, um novo tipo de turismo anda ganhando espaço nas preferências de quem tenta se manter longe das aglomerações – ou deseja apenas viver momentos de descanso em paz.

O turismo de isolamento é exatamente isso: a busca por refúgios particulares e remotos, de preferência no meio do mato, em alguma cabana ou chalé com decoração charmosa (e cozinha bem equipada).

Para atender à demanda, uma infinidade de recantos vem surgindo em diferentes regiões do Estado.

Segovia está aposentado

O delegado da Polícia Federal Fernando Segovia, que possui um vasto círculo de amigos em São Luís, se aposentou.

A portaria com a informação foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira e diz que a aposentadoria foi voluntária.

Segovia foi delegado do Departamento de Polícia Federal no Maranhão e, logo depois, foi diretor-geral da corporação na gestão do presidente Michel Temer,

Ele passou os últimos três anos como adido da PF em Roma, na Itália. Ele foi transferido para o cargo em 2018 retornou ao Brasil no fim de 2021.

O policial revelou a pessoas próximas que atuará na iniciativa privada.

Para escrever na pedra:

“Nascemos sós, vivemos sós e morremos sós. Só o amor e a mais sincera amizade nos dão a ilusão, ainda que momentânea, de que não estamos sós”. De Orson Welles, um dos maiores cineastas de todos os tempos.

TRIVIAL VARIADO

O cinema está de luto. E em especial, minha geração, com a morte da atriz italiana Monica Vitti, uma dais mais importantes artistas do cinema italiano. Nascida em Roma, em 3 de novembro de 1931, Monica morreu aos 90 anos.

O olhar terno e melancólico, a voz rouca e sedutora e o cabelo indomável caracterizaram Monica Vitti, que encarnou as personagens principais de A Aventura (1960), A Noite (1961), O Eclipse (1962) e O Deserto Vermelho (1964), quatro filmes que colocaram o diretor Michelangelo Antonioni entre os grandes nomes do cinema mundial.

Na aula, o professor pergunta: – Joãozinho, onde o algodão pode ser usado? – Não sei não, professor. – Pense bem? de que são feitas as suas roupas? – Ah, sim! Das roupas velhas do meu pai, professor.

Uma nova festa do esporte mundial tem início oficial hoje, com a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados neste ano em Pequim, na China. A celebração será transmitida ao vivo no Brasil pelo canal por assinatura SporTV2 e na internet pelo site do GE (ge.globo.com), às 20h, horário de São Luís.

Em tempo: quem perder a transmissão ao vivo, poderá conferir um compacto da cerimônia na TV Mirante, logo depois do Jornal da Globo, já nas primeiras horas de sábado, com narração de Everaldo Marques.

Alexandre Frota (PSDB-SP), ex-ator pornô que em 2018 se elegeu deputado federal no embalo da onda bolsonarista, rompeu com Bolsonaro e agora praticou um ato que caiu nas graças das redes da esquerda: apresentou projeto que obriga a apresentação do atestado de vacina na hora de votar. Como a vida muda...

A pesquisa do PoderData ontem divulgada deu Lula 41% (um a menos que a última), Bolsonaro 30 (dois a mais), Moro e Ciro Gomes em terceiro com 7 cada e Doria e outros (figurantes) com de dois para baixo, mas a soma do conjunto dá 51%, o que gera segundo turno.

A propósito: o único detalhe significativo foi Ciro Gomes, que pulou de 4 para 7, crescendo três pontos. Mas para quem pretendia chegar em março com 15, é muito pouco.

Fátima Martins está a mil por hora nos preparativos do evento Alquimia em São Luís, nos dias 8 e 9 de fevereiro (terça e quarta-feira), quando fará troca de joias antigas de 18 quilates como pagamento na compra de novas joias Carla Amorim.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.