COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Psiquiatra Lisieux Carvalho Campos é a aniversariante desta segunda-feira

E mais: Raquel Souza feliz com a eleição do irmão à Presidência da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão e Pollyana Costa e Petrúcia Costa garimpando lançamentos da moda em SP.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34
Psiquiatra de maior prestígio do Maranhão, Lisieux Carvalho Campos está mudando de idade nesta segunda-feira, sem clima de festa, por causa da pandemia. Mas tão logo os ventos soprem favoravelmente, ela vai rever sua família norte-americana, em Michigan, nos Estados Unidos

Vim morar em São Luís no começo dos anos 1960. Como a maioria dos estudantes que, à época, deixavam o Interior para estudar na Capital, vivi durante anos na área central da cidade. Afeiçoei-me à região, mas, com o passar do tempo, decidi sair de lá, fugindo da insegurança crescente, da degradação e do abandono – eu e centenas de outras pessoas.

Hoje, observo com atenção – e uma ponta de esperança – a nova tentativa de revitalizar a área, tão maltratada por tanto tempo.

Há um debate robusto no meio acadêmico sobre alternativas de recuperação. Não há consenso, como quase tudo na academia (e muito menos em relação às propostas da prefeitura), mas há um ponto sobre o qual parece não haver dúvidas: para requalificar a área, é preciso repovoar o Centro.

Centro Histórico em nova perspectiva...2

O atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide, promete em curto espaço de tempo transformar a região central da cidade, especialmente o centro histórico tombado como Patrimônio Cultural pela Unesco.

A ideia é a seguinte: oferecer isenção fiscal para estimular determinados tipos de negócios a ocuparem prédios construídos até 1960, de interesse histórico, artístico e cultural.

Entre as possibilidades listadas, estão bistrôs, choperias, hostels e pousadas, escolas de teatro, de circo, dança, línguas e de música, cinemas, ateliers de moda e de arte, sebos, antiquários e empresas de tecnologia e de inovação.

São atividades que tendem a tornar a região mais atrativa e, de quebra, incentivar o cuidado com edificações hoje desvalorizadas.

Tomara que surjam interessados.

Raquel Souza era só alegria no fim de semana. Motivo: seu irmão Marcos Souza foi eleito presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão. Ele é advogado e sucederá ao também advogado Ivaldeci de Mendonça Júnior. Uma das metas principais de Marcos à frente da entidade e ressuscitar a Expoema, que era uma das maiores feiras de agronegócios desta região

Atenção: novo golpe na praça

Após o anúncio da maior rodada de negociações de precatórios em alguns estados, um novo tipo de golpe preocupa as autoridades.

Criminosos estariam apresentando documentos falsos, via aplicativos de mensagem, para enganar precatoristas.

Os golpistas mostram documentos supostamente firmados por advogados e procuradores e comunicam a “liberação antecipada” de algum “alvará” – desde que a vítima pague taxas inexistentes ou custas processuais irregulares.

Todo o cuidado é pouco!

O que ganha quem atrapalha a vacina?

Em meio a uma nova onda de covid-19 determinada por variante com ainda maior poder de contágio, a Ômicron, há empresários em alguns estados bancando campanha contra a vacina.

Sabe o que garante que os donos de lojas podem seguir faturando durante esse preocupante aumento de casos? A vacina. Nas teorias econômicas, o empresário é descrito como o indivíduo que organiza a produção de bens e serviços da forma mais racional possível para obter lucro. Não há ganho, individual ou coletivo, em uma campanha contra a imunização em um momento particularmente difícil da evolução da pandemia.

Quanto mais pessoas estiverem imunizadas, mais vão barrar o surgimento de outras cepas, de inclinação imprevisível. Quanto mais pessoas estiverem imunizadas, menor a pressão para o fechamento das atividades econômicas, que só se impôs no início da pandemia porque não havia nem vacina, nem remédio.

Quanto mais pessoas estiverem imunizadas, menor a incerteza relacionada ao menos a uma parte da economia.

Para não esquecer o Holocausto

Diversas ações foram realizadas pelo mundo, para marcar o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto. Trata-se de contundentes manifestos contra qualquer tipo de preconceito.

Um dos participantes, afirma: - Devemos estar unidos na lembrança do Holocausto para que fatos monstruosos como esse jamais se repitam.

Em outro vídeo, um jornalista diz: - Ninguém pode ser condenado ou considerado inferior pela sua condição ou pela sua diferença.

Sem dúvida é uma data triste que marca um dos maiores crimes já cometidos na humanidade, mas é algo que tem de ser lembrado sempre.

Em São Paulo, vendo os lançamentos da moda para a próxima estação, Pollyana Costa e sua mãe Petrúcia Costa, que comandam em São Luís as lojas Vox-Concept, referência em alta moda

Para não esquecer o Holocausto...2

A tendência das pessoas é querer esquecer aquilo que faz mal. Mas há grandes desgraças que precisam ser relembradas sempre.

O Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto marcou a lembrança do genocídio cometido pelos nazistas, que assassinou milhões de pessoas, em sua maioria judeus, além de ciganos, poloneses, homossexuais, deficientes físicos, entre outras minorias.

Na Alemanha, Berlim teve homenagens feitas pelo presidente do país, Frank-Walter Steinmeier, e pelo presidente do parlamento israelense, Mickey Levy.

Derramando charme nas Alagoas, a colunista Aninha Monteiro, que vem tendo uma grande atuação como presidente da Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Sociais (FEBRACCOS), da qual tenho a honra de ser vice-presidente honorário

DE RELANCE

Enredo atualizado

O crítico de cinema Jeferson Tenório lembra que Hamlet foi o primeiro livro que leu de Shakespeare.

Ele tinha 25 anos e, embora não houvesse, aparentemente, nada em comum com os dilemas do príncipe da Dinamarca, passou a crer que a imagem do pai fantasma, a hesitação diante da tomada de decisão, as angústias ou as reflexões sobre vida e morte o aproximaram daquele personagem.

Foi com Shakespeare que talvez tenha compreendido que viver era mais grave do ele que imaginava.

Confesso que aconteceu comigo, praticamente a mesma coisa quando eu tinha 30 anos.

Enredo atualizado...2

Depois vieram Rei Lear, Otelo e Macbeth. Esta última acaba de ganhar uma adaptação irretocável do cineasta Joel Coen.

Protagonizado por Denzel Washington e Frances McDormand, A Tragédia de Macbeth é sem dúvidas um espetáculo visual. As imagens em preto e branco, os espaços internos praticamente sem objetos e o jogo de luz e sombra remontam a um certo estilo barroco e de cinema Noir.

Além disso, a adaptação acerta ao naturalizar Denzel Washington, um homem negro, no papel de um general escocês do século 11.

Enredo atualizado...3

Continua após a publicidade..

Vale acrescentar que o enredo de Macbeth é simples: trata-se de um general do exército real, ambicioso e homicida, e que após ser convencido por uma profecia de que se tornará rei sucumbe à própria vaidade, assassina o rei e toma-lhe o lugar.

Macbeth, que no início parece retratar um herói cheio de virtudes, traz um drama repleto de traições, corrupções, tirania e desejo pelo poder a qualquer custo.

Entretanto, o mais assombroso é a semelhança da célebre frase de Macbeth com o nosso cenário político. “A vida é uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria, sem sentido algum”.

Shakespeare se atualiza no tempo e essa frase poderia muito bem servir de chapéu para alguns homens públicos, atualmente, no Brasil.

Leitura de QR Code

Depois de um mês fora do ar devido a ataques aos sistemas do Ministério da Saúde, o aplicativo ConecteSUS, que reúne, entre outros dados, os registros da vacinação contra a covid-19 no país apresenta nova falha.

O leitor de QR Code, que pode ser usado para verificar a legitimidade dos passaportes vacinais, não opera corretamente.

O Ministério da Saúde disse que identificou a falha na segunda-feira e que já “efetuou a atualização do componente”.

No fim da semana que passou quem testou percebeu que o problema persistia.

Efeitos de vacinação e infecção

Estudo publicado na revista Science Immunology por pesquisadores da Universidade Oregon Health & Science, nos Estados Unidos, aponta que a combinação da infecção natural com vacinação contra o coronavírus, independentemente da ordem em que os eventos ocorrem, é capaz de criar anticorpos mais abundantes e mais eficazes contra a doença do que só a vacinação com duas doses.

Segundo a pesquisa, publicada no dia 25 de janeiro, a quantidade de anticorpos neutralizantes presentes no sangue de indivíduos que foram infectados depois ou antes de receberem a vacina é 10 vezes maior do que a gerada apenas pela imunização.

Mercado Literário

O período do Natal foi o que registrou maior volume de livros vendidos e maior faturamento do setor no ano passado no Brasil, revela pesquisa feita pela Nielsen BookScan para o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e divulgada na semana que passou.

Segundo o Painel do Varejo de Livros no Brasil, de 6 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022 foram vendidos 5,4 milhões de livros no país, com alta de 4,94% sobre o mesmo período de 2020, que havia tido 5,1 milhões de unidades comercializadas.

O faturamento alcançou R$ 235 milhões, com expansão de 14,14%.

Mercado Literário...2

O balanço de 2021, que se encerrou com este que foi o 13º Painel divulgado pelo Snel no ano, mostrou crescimento de 29,36% em volume, comparativamente ao ano anterior, e de 29,28% em faturamento.

Foram vendidos 55 milhões de livros em 2021 no país, o que gerou uma receita de R$ 2,28 bilhões.

Com toda a dificuldade do ano passado, ainda se viu no balanço consolidado que houve crescimento real, descontada a inflação. E é um crescimento significativo.

Mercado Literário...3

Percebeu-se que as pessoas deixaram o hábito da leitura e direcionaram esse costume para as redes sociais.

Se nada muito novo ocorrer em relação às redes sociais, roubando o tempo adicional das pessoas, acredita-se que a tendência de ler mais tende a se manter.

Embora a pesquisa detalhada sobre as vendas de 2021 ainda não tenha sido concluída, os destaques do ano passado foram os livros de ficção, de autoajuda e religiosos, que cresceram acima da média dos demais segmentos. Livros infantis não didáticos também tiveram uma boa aceitação.

Homenagem ao Brasil

O Brasil e algumas de suas personagens mais representativas de manifestações culturais populares da maior importância estarão representados no lançamento do selo comemorativo A Lavagem de La Madeleine, pelos Correios da França.

Trata-se do maior evento de rua da Europa, celebrado no novo selo, a ser lançado no dia 2 de fevereiro, em série especial.

Com característica baseada no valor pluralidade, os selos comemorativos têm imagens marcantes da festa homenageando a condessa Luana de Noailles.

Entre outras personagens homenageadas, estão o babalorixá (pai de santo) Pote, dona Nicinha do samba e o repórter fotográfico Antonio Cançado, há 20 anos presente na lavagem a fim de registrar seus momentos mais pitorescos.

Para escrever na pedra:

“Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”. De Fernando Pessoa, grande poeta português.

TRIVIAL VARIADO

A família Macedo Santos, de Buriti Bravo, passou a semana às voltas com as despedidas do Sr. José Francisco dos Santos, que todos chamavam carinhosamente de Sr. Cazuza. Ele, que completaria 100 anos em 25 abril próximo, morreu na segunda-feira e foi sepultado quinta-feira, naquela cidade, após a chegada de todos os seis filhos.

A liberdade de pensamento e a ética nos negócios foi o maior legado que o Sr. Cazuza deixou para os filhos, entre os quais o primogênito José Maurício Macedo Santos, ex-secretário da Indústria e Comércio do Estado.

No assunto: o Sr. Cazuza deixou viúva Dona Araci Santos, de 94 anos e ainda muito lúcida.

Dados da Receita Federal revelam que um total de 1,8 milhão de empresas estão inscritas na dívida ativa da União por débitos do Simples Nacional, das quais 160 mil são microempreendedores individuais (MEI). O valor total dos débitos do Simples Nacional inscritos na dívida ativa da União é de R$ 137,2 bilhões.

Duas mulheres de grande charme pontificavam no jantar de domingo no restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol: a designer Cintia Klamt Motta e a empresária Marisa Consalter Campos.

No almoço da Petisqueira da Mamãe, Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite contavam que estão esperando a chegada do filho mais velho dele, Alan, que mora em São Paulo e vem passar alguns em São Luís.

Estão circulando os convites para a comemoração das Bodas de Ouro de feliz casamento de Ana Célia e Maurício Feijó, dia 12 de fevereiro, às 16h30, no Rio Poty Hotel. O convite é assinado pela filha Michelinne, a neta Ana Clara e o genro Anderson Bentes de Sousa.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.