COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Luang atua para fazer sua escola brilhar

E mais: nova clínica de nefrologia e diálise premium na capital maranhense e a reforma no Cabana Praia com recepção moderna projetada pela designer Cintia Klamt Motta.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34
Juninho Luang

O empresário Juninho Luang está comemorando a decisão das escolas de samba de desfilar em São Paulo e no Rio de Janeiro em abril, no Dia de Tiradentes. Luang (na foto com a namorada Vanessa) é um dos diretores mais animados da Escola de Samba Tatuapé de São Paulo, que já ganhou um campeonato com enredo inspirado no Maranhão

Grandes bancadas temem vexame

A falta de candidaturas competitivas para o governo do Estado gera pressões internas nos partidos.

A pressão maior em todos os partidos parte dos deputados estaduais e federais, temerosos do risco da não reeleição.

A pressão por candidatos competitivos ao Governo do Estado acontece nos grandes partidos, que tradicionalmente repartem o comando da Assembleia Legislativa, e já temem o risco de não se colocarem entre as quatro primeiras bancadas, o que dá direito a presidir a Assembleia Legislativa por um ano.

Novas orientações

Pacientes com caso leve ou moderado de Covid-19 passam a seguir novos protocolos de isolamento adotados pelo Ministério da Saúde.

Manter a pessoa infectada fora do convívio da sociedade é uma medida adotada desde o início da pandemia.

Pelas novas recomendações, foram previstos três intervalos diferentes para o isolamento dos infectados. Os tempos passam a contar do início dos sintomas e não da obtenção do resultado do exame positivo.

É chegada a hora de colocar lupa neles

A esperteza de alguns políticos pode estar com os dias contados.

A partir de agora, as despesas pessoais, combustível e manutenção de veículos não podem ser abatidos na prestação de contas da campanha.

Os bilhões do fundo eleitoral e partidário, que serão vigiados pela Justiça Eleitoral, terão que percorrer um caminho sem curvas ou paradas.

Observador cuidadoso da cena política maranhense garante que já tem candidato refazendo as contas para não ser pego com a boca na botija.

Morre o mais antigo urologista de São Luís

Faleceu, na manhã de ontem, aos 83 anos, no UDI Hospital, o médico Walterbí Pereira de Sá, figura das mais estimadas na sociedade maranhense.

Ele era um dos mais antigos urologistas em atividade nesta Capital e deixou viúva Maria Lígia Sá.

Walterbi, que era pai de João Marcelo, Carlos Eduardo e Ana Carolina Sá, pediu à família que não queria velório. E ontem mesmo ele foi sepultado no cemitério Jardim da Paz.

Próximos, mas distantes

Novidade para as eleições 2022, a possibilidade de formações de federações partidária esquenta os bastidores da política.

PT e PSB podem anunciar a sua, mas quem parece mais próximo mesmo é PSOL e Rede. As divergências se limitam a apoios a candidatura de govenador nos estados de Minas e Pará e o apoio à chapa presidencial: o PSOL deve apoiar Lula, enquanto a Rede está inclinada a apoiar Ciro.

No Maranhão, membros dos dois partidos estão otimistas que a união nacional aconteça. Veremos os próximos episódios em breve.

Clínica de nefrologia e diálise premium

A NefroClínicas inaugurou, agora em janeiro, sua mais nova clínica de nefrologia e diálise premium na capital maranhense. Com estrutura moderna, de ponta e aconchegante, o serviço de nefrologia chega como um dos principais investimentos de saúde na região.

A clínica conta com consultas agendadas com médicos nefrologistas e nefropediatras, além de tratamentos como hemodiálise, hemodiafiltração, diálise peritoneal e atendimentos em transplante renal.

O nefrologista RT – responsável técnico – da NefroClínicas São Luís, Dr Flávio Barros, conta que os principais diferenciais da clínica são o conforto da sua estrutura premium, o cuidado no atendimento com o cliente e a tecnologia de ponta. A clínica chega com posicionamento pioneiro em São Luís, como a primeira clínica na cidade exclusiva para planos de saúde e atendimento particular.

Os médicos nefrologistas Dr. Flávio Barros e Dra. Thayse Gouveia estão na linha de frente da NefroClínicas São Luís

Clínica de nefrologia...2

Para o paciente com problema renal que deseja realizar o tratamento na sua própria residência, a clínica oferece todo o suporte para realização da diálise peritoneal.

Já para os pacientes que optem por turismo na região, a clínica conta com toda estrutura para atender a diálise em trânsito.

O corpo clínico conta com renomados médicos nefrologistas, formados nos principais centros do país e que atendem nos principais hospitais da cidade. Conta também, com profissionais de excelência em sua equipe multidisciplinar que contempla a enfermagem, serviço social, nutrição e psicologia.

“Reunir nomes de destaque da especialidade de nefrologia para levantar a bandeira da NefroClínicas em São Luís é motivo de grande alegria, grande honra e emoção. Somos um time forte, apaixonado pela nefrologia e por cuidar de pessoas, com um único objetivo: entregar a melhor experiência aos clientes da cidade de São Luío”, afirma Dr. Flávio Barros.

Clínica de nefrologia...3

“O encanto da Nefroclínicas é demonstrado diariamente por seus profissionais altamente engajados em ajudar pessoas, suas instalações aconchegantes e por ser uma clínica de nefrologia completa, não só de diálise! Tudo isso, faz como que a Nefroclínicas São Luís seja um presente para os pessoas de nossa cidade que precisam desse tratamento especializado!”, comenta Dra Thayse Gouveia, médica nefrologista.

O Grupo NefroClínicas nasceu em Minas Gerais, com o propósito de oferecer a melhor experiência para o paciente com problemas renais de todo o país.

Continua após a publicidade..

Com unidades localizadas em Belo Horizonte em Minas Gerais; Ipanema no Rio Janeiro; São Luís no Maranhão e Brasília no Distrito Federal, é um dos principais grupos em excelência em diálise peritoneal, hemodiálise e transplante.

DE RELANCE

Cabana Praia com novo visual

Weber Pádua e Soraia Fialho que, no momento dedica atenção especial aos negócios dos seus pais, Socorro e Reges Fialho, nos restaurantes Cabana do Sol. No momento ela toca uma pequena reforma no Cabana Praia, com uma recepção moderna projetada pela designer Cintia Klamt Motta

Consumo sustentável é aposta do mercado

O consumo de energia e a necessidade de infraestrutura são pontos cruciais para a consolidação do mercado no Brasil.

Presidente da ABVE, Adalberto Maluf, sustenta que mais de 90% das recargas acontecem à noite. Nesse período, contrapõe, 99% da energia é oriunda de fontes renováveis, como as usinas eólicas e PCHs (pequenas hidrelétricas).

Segundo ele, não é por acaso que a Organização das Nações Unidas escolheu a eletrificação como a matriz mais adequada nos veículos para fazer frente às necessidades ambientais.

O mesmo ocorreu na União Europeia e nos Estados Unidos, onde apesar da pressão inicial das montadoras, o modelo chegou para ficar.

Automóvel sem combustível fóssil

No assunto: para se ter uma ideia, Renault, GM, Nissan, Volvo, Volkswagen, Honda, Audi, Jaguar, Ford e BMW, entre outras, já marcaram data para em até oito anos encerrarem suas produções de automóveis movidos a combustível fóssil.

No Brasil, com base em estudos da CPFL, o dirigente acrescenta que, quando a participação dos elétricos chegar a um terço da frota nacional, o consumo de energia aumentará somente 1,7 ponto percentual na relação com os níveis atuais, algo que dificilmente acontecerá antes de 2030.

– Se os números fossem ruins, as empresas e governos não teriam cedido. Nossa matriz é uma das mais limpas do mundo. Mesmo em matrizes sujas (termelétricas), a redução equivalente de CO2 (gás carbônico) é de 30%. Nas emissões locais (dos carros) é sempre de 100%. É um caminho sem volta – afirma.

O fim da pandemia?

Pelo menos para o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a variante Ômicron do coronavírus, com a qual 60% dos europeus poderão ser infectados antes de março, deu lugar a uma nova fase da pandemia de covid-19 naquela região e poderá acelerar o seu fim.

– É plausível que a região esteja se aproximando do fim da pandemia – declarou, embora tenha pedido cautela, dada a versatilidade do vírus.

– Assim que a onda da Ômicron se acalmar, haverá imunidade por algumas semanas e meses, seja graças à vacina ou porque as pessoas terão sido imunizadas pela infecção, e também uma queda devido à sazonalidade – considerou.

No entanto, a Europa não está numa “era endêmica”, advertiu.

– Endêmico significa que podemos prever o que vai acontecer; esse vírus surpreendeu mais de uma vez, então temos que ter cuidado – acrescentou.

Os Bolofofos estão chegando

Fenômeno na internet, os Bolofofos chegam a São Luís pela primeira vez para show eletrizante. O musical oficial, que marca o primeiro ano da Adoleta Produções, acontece dia 13 de fevereiro (domingo), às 16h, no Teatro Arthur Azevedo.

O quarteto viralizou nas redes sociais e vem conquistando todo o Brasil com as músicas “Funk do Pão de Queijo”, “Dança Maluca”, “Chuva Chove no Chuveiro”, “Domingo Abacaxi Flamingo”, “Tá Na Hora do Papa”, “Rock da Melancia” e muitos outros hits.

A turminha explora vários ritmos musicais, do funk ao pop, da música eletrônica ao rap e rock'n'roll. Não à toa, a coelhinha Bunny, o leãozinho Rick, a gatinha Sophie, o polvinho Pow e o bebê corujinha Pipi conquistaram fãs de todas as idades.

Lançamento da Expo Indústria Maranhão

A Fiema lança hoje, no hotel Blue Tree São Luís, a quarta edição da Expo Indústria Maranhão, que ocorrerá no período de 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos.

No lançamento, o sócio e head da XP Investimentos Rodrigo Moreira fará a palestra “Perspectivas para 2022”.

O palestrante, com passagens pelos bancos Itaú BBA, Unibanco, Pactual, tem vasta experiência no atendimento de empresas de grande e médio porte no mercado nacional e internacional.

A advogada Maria da Conceição Lima Melo Rolim com o marido, Sebastião Vanderlaan Rolim, e as filhas Eva Caroline Melo Rolim e Ana Zeile Melo Rolim. Ela trocou de idade ontem e comemorou no aconchego da família. Além de atuar em seu escritório de advocacia, Conceição divide o tempo como consultora jurídica da APAE de São Luís e vice-diretora geral da Faculdade Santa Terezinha – Cest, entidades fundadas pelo pai, professor Expedito Alves de Melo (in memoriam)

TRIVIAL VARIADO

O gaúcho Onyx Lorenzoni prepara um grande evento para marcar sua chegada ao PL. A ideia é fazer um ato que deflagre a pré-campanha a governador, com a filiação de notáveis. A data foi escolhida a dedo para reforçar o número do partido: 22 de março.

Em Brasília, o recrudescimento da pandemia reduziu o quórum da convenção que lançou a pré-candidatura de Ciro Gomes (PDT) ao Planalto. Sob o slogan “a rebeldia da esperança”, Ciro evocou o nacional desenvolvimentismo pregado por Brizola, embora o tenha citado apenas duas vezes, ante sete menções a Lula e outras sete a Bolsonaro.

Dois amigos batem papo num bar da Litorânea. Um deles conta: – Essa noite sonhei que ganhava 1 milhão de reais, como meu pai. O outro arregala os olhos e pergunta: – O quê? Seu pai ganhou 1 milhão de reais? – Não, ele sonhou também.

Seria um ótimo exemplo se os prefeitos, os deputados federais e estaduais e os vereadores, caso tenham filhos de 5 a 11 anos de idade, os levassem para tomar vacina contra a Covid-19. Afinal, nada comove mais do que o exemplo das autoridades. Seria uma boa forma de ajudar a acabar com a insegurança de vários pais e mães.

No lançamento do livro “Falar de Mulheres – Percursos de Desafios Latino-Americanos”, de Zélia Osório de Castro e Natividade Monteiro, no próximo dia 26, na Biblioteca Nacional, será marcado por um debate das autoras com a maranhense Ana Luiza Almeida Ferro e Rosa Monteiro.

Após quatro meses de queda, a confiança das micro e pequenas empresas da Indústria apresentou um incremento de 8,5 pontos, passando de 95,5 pontos para 104 pontos. De acordo com a Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, realizada mensalmente pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

No assunto: a melhoria da Indústria fez com que o Índice de Confiança de Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE) apresentasse uma ligeira variação positiva de 0,3 ponto e compensasse a queda registrada em outros setores.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.