COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Jantar especial para Carlinhos Almeida e Mércia

E mais: procurador federal Georgino Melo e Silva lê obra sobre cinquentenário de Bandeira Tribuzi e a retomada das restrições na Europa.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34
Jantar para Carlinhos Almeida e Mércia

A presença em São Luís, nesta temporada natalina, de Carlinhos Almeida e Mércia, maranhenses há quase dez anos radicados em Miami, nos Estados Unidos, tem ensejado muitas homenagens. Uma delas foi o jantar pilotado pela Chef Gabriela, que reuniu amigos de adolescência do casal, como os anfitriões Melissa Marão e Almiro Paiva Filho, Larissa Frazão e Mauro Fonseca, Ana Carolina Medeiros e Ruy Dias de Souza

A Chef Gabriela com a mão na massa preparando um festival de mariscos
Georgino Melo e Silva

O Procurador Federal Georgino Melo e Silva encontrou no sebo Poeme-se o livro sobre o cinquentenário de Bandeira Tribuzi, que virou sua principal e saudosa leitura neste fim de ano. A propósito, Georgino lembra o poema “Hoje somos o que somos”, de Alfred Tennyson: “Não somos mais aquela força dos velhos tempos, quando movíamos céus e terras, hoje somos o que somos, corações heroicos e um único caráter, enfraquecidos pelo tempo e destino, mas fortes na vontade para lutar, buscar, encontrar, e não se render”.

A Europa e a Covid-19

Como a Europa está reagindo à Ómicron? Confinamento, restrições às viagens e número limitado de pessoas nas festas. A variante africana está ganhando terreno e já é a variante dominante no Reino Unido. Na última segunda-feira, vários países apresentaram novas medidas para combater a nova onda da pandemia.

Ainda há muito por saber acerca da variante Ómicron, detectada há menos de um mês na África do Sul.

O que se sabe, por enquanto, é que é extremamente rápida a disseminar-se: já é a variante dominante em países como o Reino Unido e está prestes a ultrapassar a variante Delta em Portugal, de acordo com os especialistas. E, de mãos dadas, surge o aumento dos casos nos países europeus.

Esta nova cepa fez com que se pusessem trancas à porta: alguns países voltam a confinar (como a Holanda), outros optam por restringir entradas de viajantes estrangeiros. Nesta semana, vários países apresentaram novas medidas contra a covid-19. Mas então, o que é que os países europeus estão fazendo para reagir à Ómicron?

Países Baixos

No último domingo, os Países Baixos impuseram o confinamento mais rigoroso atualmente em vigor na Europa. Neste momento, estão fechadas todas as lojas não essenciais, bares, ginásios e cabeleireiros e assim vão ficar até 14 de janeiro. As escolas estarão encerradas até 9 de janeiro.

O número de convidados que se pode receber em casa também está limitado: duas pessoas com mais de 13 anos na maioria dos dias. O número aumenta para quatro convidados de 24 a 26 de dezembro e no Ano Novo.

Ainda por causa da nova variante, os eventos desportivos vão passar a ser realizados sem público. As lojas não essenciais podem oferecer serviços click and collect (compras online que se levantam em loja) e os restaurantes podem continuar a servir refeições em modelo take-away.

Medidas preventivas na Alemanha

Com os casos de covid-19 a aumentar novamente, o Governo alemão propôs algumas medidas esta segunda-feira para conter uma nova onda da pandemia. De acordo com uma proposta a que a Reuters teve acesso, são adiantados limites nos ajuntamentos privados, que ficarão limitados a um máximo de dez pessoas a partir de 28 de dezembro.

O mesmo documento sugere que se limite a entrada em restaurantes a apenas pessoas já vacinadas.

Também há novas restrições para passageiros vindos da Dinamarca, França e Noruega, que devem cumprir um confinamento de pelo menos cinco dias se não forem vacinados ou não tiverem certificado de recuperação, explica o Financial Times.

No domingo, o executivo alemão garantiu que não haveria um novo confinamento antes do Natal. Contudo, o ministro da Saúde, Karl Lauterbach, não alimenta ilusões: o país vai viver uma “quinta onda”. “Já ultrapassámos o número crítico de infecções com a variante Ómicron”, disse, numa entrevista à ARD.

Ações no Reino Unido

No Reino Unido ainda não há garantias: o ministro da Saúde Sajid Javid não exclui a hipótese de novas medidas até ao Natal. O Governo deverá tomar a decisão nos próximos dias. “Estamos avaliando a situação; muda muito depressa”, disse no domingo, citado pelo The Guardian.

É uma ideia que não agrada à maioria dos deputados conservadores, que alega que ainda não há informação suficiente sobre a nova variante para agir, de acordo com o mesmo jornal. Mas as estimativas dos especialistas pressionam para que se aja já: sem quaisquer medidas, o número de hospitalizações na Inglaterra pode rondar as 3000 ou 10.000 num só dia, com o número de mortes causadas pela covid-19 entre os 600 e 6000. Esperar por janeiro pode “reduzir de forma expressiva a eficácia das medidas”, alertam os peritos.

À semelhança de outros países europeus, também no Reino Unido se discute a necessidade de redução do número de pessoas que se podem reunir (mesmo dentro de casa) e o encerramento de espaços como bares.

Na Irlanda e na Áustria

A Ómicron já é a variante dominante na Irlanda, representando mais de metade dos novos casos no território – levou menos de duas semanas para que isso acontecesse. Isso revela “como é transmissível” esta variante, nas palavras de Tony Holohan, responsável médico do país.

A sair de um confinamento nacional, a Áustria vai permitir que os viajantes vacinados entrem no país — mas apenas se já tiverem recebido a dose de reforço. Quem ainda não a recebeu deve apresentar um teste negativo para entrar e, se não o tiver, terá de cumprir um período de isolamento até ter um resultado negativo (Portugal está excluído da obrigatoriedade de isolamento).

Desde segunda-feira, é preciso apresentar certificado de vacinação ou de recuperação para entrar em hotéis, restaurantes, bares, discotecas, ginásios, cinemas e teatros, mercados de Natal e serviços que impliquem o contato direto, como cabeleireiros. Todos os restaurantes e cafés têm de fechar às 23h. Os adolescentes que ainda não tenham vacinação completa podem apresentar um teste negativo para aceder a estes espaços.

Restrições também na Itália

Na Itália, prevendo um aumento de casos e internamentos devido à nova variante, o primeiro-ministro, Mario Draghi convocou uma reunião do Governo para esta quinta-feira, dia 23, para discutir novas restrições – com regras que poderão obrigar as pessoas já vacinadas a apresentar um teste negativo no acesso a espaços com grande afluência de pessoas, como discotecas ou estádios, cinemas e teatros, escreve o Corriere della Sera.

As regras atuais variam consoante a região, há algumas onde as regras são mais apertadas – como Veneto ou Calabria – e onde é preciso um certificado de vacinação para aceder ao interior de restaurantes, bares, pastelarias, museus ou ginásios.

Continua após a publicidade..

Preocupações em toda a Espanha

Na Espanha, o primeiro-ministro Pedro Sánchez também já começou a falar em novas restrições.

Está prevista para hoje uma reunião com os representantes dos vários governos regionais para avaliar novas medidas.

Num discurso, no domingo, o primeiro-ministro espanhol alertou para o aumento rápido das infecções por Covid-19 que classificou como um “risco real”, mas notou que o número de hospitalizações era mais baixo do que há um ano, antes do início da campanha de vacinação.

Ômicron na França e na Bélgica

Na França, desde sábado que apenas os cidadãos franceses e as pessoas com razões essenciais para viajar podem entrar no país vindos do Reino Unido, devido à disseminação da variante Ómicron no outro lado do canal da Mancha. Outras restrições atualmente em vigor determinam que as discotecas e bares que passem música não podem receber pessoas até o dia 6 de janeiro. O site do Governo refere ainda uma “limitação de ajuntamentos festivos”, mesmo que aconteçam na esfera privada, mas não refere um número limite de pessoas que podem estar presentes.

Na Bélgica, onde a Ómicron já é responsável por 20% das infecções, o governo está a estudar novas medidas. O comité de concertação estará reunido hoje – mas, de acordo com o Le Soir, não se espera o anúncio de medidas muito restritivas.

DE RELANCE

Troca de ideias no Golden

Ombreada por profissionais renomados em uma iniciativa do escritório Capovilla Froz Advocacia, a juíza do TRE-MA Anna Graziella Neiva Costa, estará hoje, presencialmente, promovendo uma troca de ideias sobre as tendências no campo jurídico para o ano de 2022. Será um bate-papo informal que visa a troca de conhecimento e interação plena, com os palestrantes Andréia Costa, Anna Graziella Neiva, Bruno Guimarães, Edmée Capovilla Froz, Patrícia Pestana e Verissa Cabral. O evento, promovido pela UNDB, será às 18h no Golden Shopping.

Prova de vida

Aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal e anistiados políticos que não fizeram a prova de vida de janeiro de 2020 a setembro de 2021 devem ficar atentos ao prazo para realizar o procedimento e, assim, evitar que o benefício seja suspenso. Para esse grupo, a prova de vida deve ser feita até o próximo dia 31. A prova de vida pode ser feita por meio do comparecimento do beneficiário em uma agência do banco onde recebe o pagamento, munido de documento de identificação com foto. No último dia do ano, só será possível fazer o processo digitalmente porque as agências bancárias estarão fechadas ao público.

Boas e más notícias

O contexto da pandemia de Covid-19 trouxe boas e más notícias para quem aguarda um transplante de pulmão no Brasil. O avanço positivo foi o maior desenvolvimento técnico e de equipes médicas na terapia que ficou conhecida como “pulmão artificial”, que salvou centenas de pessoas no país vítimas de casos graves de coronavírus e agora se tornou um suporte ainda mais presente para pacientes que aguardam o transplante pulmonar ou para a recuperação no pós-operatório. O lado negativo é que a espera por um transplante de pulmão aumentou (pela falta de doadores) e houve acréscimo na fila de pacientes que apresentaram sequelas em decorrência da Covid-19, segundo especialistas.

Comprovante de vacinação

O governo federal editou norma passando a exigir teste negativo para Covid-19 e comprovante de vacinação para viajantes vindos de outras nações que desejem entrar no país por via aérea. As novas regras já estão em vigor. Segundo a portaria interministerial, o comprovante de vacinação é válido com vacinas para combate à Covid-19 aprovadas no Brasil, no país onde a pessoa foi imunizada ou das marcas autorizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A última dose tem de ter sido aplicada pelo menos 14 dias antes da viagem.

Vagas para mulheres

O respeito e a promoção da equidade são compromissos assumidos pela VLI (companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos), que lança, oficialmente, um banco de talentos exclusivo para as mulheres. A plataforma objetiva incentivar o público feminino a se aproximar da esfera logística e da atividade ferroviária, tornando mais acessível o ingresso das mulheres na companhia. O banco de talentos já está sendo utilizado como base para um processo seletivo aberto pela companhia no Maranhão e servirá como ferramenta para preencher vagas exclusivas para mulheres que serão abertas a partir de 2022.

Para escrever na pedra:

"Literatura é uma vocação bela e fraca. O escritor tem amor, mas não tem poder". (De Rubem Alves).

TRIVIAL VARIADO

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão publicou edital do concurso público para o preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de nível médio e superior.

As inscrições poderão ser feitas de 10 de janeiro a 14 de fevereiro de 2022 pela página da Fundação Ceperj na interneT. A taxa é de R$ 95 para o nível médio e R$ 140 para o superior.

De autoria do Poder Judiciário do Maranhão, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, o Projeto de Lei Complementar que transforma a 1° Vara Criminal do Termo Judiciário de São Luís, Comarca da lha, em Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.

Nesta quarta-feira (22), o projeto foi encaminhado pelo Legislativo ao Executivo estadual, para submeter à sanção do governador Flávio Dino.

A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil e empresa integrada de energia, venceu o leilão para a comercialização de reserva de capacidade realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, com os empreendimentos UTE Parnaíba IV (Maranhão) e UTE Azulão (Amazonas).

Na noite de terça-feira (21), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão, foi realizada a entrega da comenda do projeto 200 Anos da Imprensa no Maranhão a 50 personalidades da comunicação do estado, marcando o encerramento das comemorações da iniciativa, que produziu este ano vários produtos, como uma WebStorie, Podcasts, uma LongForm e um documentário.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.