Eduardo Leite fez sucesso em São Luís
E mais: o aniversário de dez anos do HSLZ e a presença de Edilson Baldez das Neves na abertura do 8º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial.
Causou o maior frisson na abertura do 11º Congresso Estadual do Ministério Público do Maranhão, na manhã de ontem, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, a presença do jovem, bonito e elegante governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Ao encerrar as manifestações na abertura do Congresso, o político gaúcho agradeceu à organização pelo convite e também enfatizou a atualidade do tema central da atividade. “A democracia é a regra do jogo. É o caminho pelo qual se consegue conviver de forma pacífica com as diferenças. Discutir esse tema é também um ato de resistência”, declarou.
Eduardo Leite também propôs o fortalecimento de instituições como o Ministério Público, “por defender os interesses difusos, fundamentais para a sociedade como um todo”.
Promoção das liberdades democráticas
Tendo como tema “O Ministério Público do Maranhão na Promoção das Liberdades Democráticas”, o Congresso, que é destinado a membros do Ministério Público Brasileiro, magistrados e estudantes, reúne até esta sexta-feira autoridades do Poder Público e grandes nomes do Direito no país.
Na abertura, foram realizadas manifestações em nome das liberdades democráticas por integrantes da mesa solene, como o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau; a diretora da ESMP, Karla Farias Vieira; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana; a promotora de justiça e presidente da Associação do MP do Acre, Meri Cristina Gonçalves; e o promotor de justiça Gilberto Câmara França Júnior, presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem).
Karla Farias Vieira explicou que a escolha da temática surgiu da necessidade de se concretizar os direitos fundamentais no estado democrático de direito, sobretudo diante dos efeitos produzidos pela pandemia.
Presença do Arcebispo de São Luís
Para quem ainda não o conhecia, o arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana, causou a melhor impressão durante a sua fala no Congresso. Ele discutiu os conceitos de liberdade e democracia, enfocando os sentidos social e político.
“A democracia só pode ser aprendida com o exercício permanente dela. Os meios de comunicação e as modernas tecnologias estão criando mecanismos cada vez mais ágeis e menos custosos para o exercício da democracia participativa. O Ministério Público é uma instituição extremamente relevante e fundamental na defesa do estado democrático de direito”, pontuou o sacerdote.
Uma década de excelência e saúde humanizada
Mais que uma sessão solene alusiva ao aniversário de 10 anos do Hospital São Luís, o que se viu foi uma verdadeira celebração de amor e reafirmação do compromisso em servir, de uma enorme equipe dedicada à saúde dos servidores estaduais contribuintes do Funben.
Sob a direção geral do administrador hospitalar Plínio Tuzzolo, o Hospital conhecido como HSLZ contabiliza inúmeras conquistas, além de um crescimento exponencial tanto na quantidade de atendimentos e serviços prestados, mas principalmente no que diz respeito à qualidade dos serviços oferecidos, que tem como maiores diferenciais a excelência e a humanização.
Tudo isso foi celebrado com vídeos, homenagens e emoção na sessão solene realizada na sede do novo Hospital dos Servidores do Estado, que tem a mesma gestão do HSLZ. Além dos Diretores do Hospital e colaboradores, participaram da solenidade autoridades ligadas à saúde.
Muitas emoções na solenidade
Momento de grande emoção foi quando o médico intensivista Dr. Aminadabe Hadad fez o lançamento do vídeo-clipe da música de sua autoria, “Agradeço”, que mostra a atuação dos profissionais de saúde para salvar as vidas em sua luta cotidiana. O clipe foi inspirado na história real do paciente Marcos Martins, que venceu a Covid19 após uma árdua batalha pela vida no HSLZ.
Já recuperado da doença, Marcos acompanhado da esposa e da filha, foi ao evento e deu um emocionado depoimento atestando a excelência do atendimento, e acima de tudo, o amor e zelo com que foi cuidado durante sua longa internação no hospital.
Para fechar com chave de ouro uma tarde de muita emoção, o cantor Fernando de Carvalho acompanhado de sua banda, apresentou um pocket show especial de músicas de Natal.
Presença destacada da Fiema
Na abertura do 8º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, que acontece até amanhã em São Luís, foi marcante a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, que também é diretor regional do Serviço Social da Indústria no Maranhão (SESI).
O evento, que é uma iniciativa é da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial em parceria com a Prefeitura de São Luís, se propõe a trabalhar a governança do turismo nas cidades Patrimônio Mundial e históricas brasileiras de forma sustentável, bem como promover a utilização do patrimônio como atrativo de riquezas, desenvolvimento e seu aproveitamento pelo turismo, especialmente no momento pós pandemia.
O presidente da Fiema destacou sua satisfação por fazer parte do encontro, ressaltando as parcerias em prol da cidade firmadas com as entidades do Sistema Fiema.
A última parceria firmada com a Prefeitura de São Luís foi para preparar mão de obra específica para recuperar e manter os prédios históricos desta cidade, com a instalação do projeto Canteiro Escola.
De olho nas confraternizações
Depois de quase dois anos sem poder reunir colegas de trabalho, amigos ou familiares para celebrar, finalmente, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, as tradicionais confraternizações de fim de estão voltando.
Os encontros são uma ótima oportunidade para comemorar a vida e mais um ano que finalizou, além de estreitar os laços e recarregar as energias para o novo ano.
Quem embarcou nessa onda foi o Hotel Blue Tree São Luís, com pacotes imperdíveis para quem quer realizar sua confraternização em um espaço confortável, seguro e agradável, além de contar com um buffet exclusivo do Oito Restaurante.
O Réveillon vem pra valer
A direção do Blue Tree São Luís não perde tempo e não se descuida das datas festivas,
O Réveillon, por exemplo, será realizada nos jardins do hotel e terá três dias de muita festa, que se inicia no dia 30 de dezembro com o show de João Gomes.
No dia 31, a festa continua e as apresentações ficam por conta de Zé Vaqueiro e Vitor Fernandes.
No dia 1º de janeiro a casa promove a sua tradicional feijoada com muito samba e pagode.
Recorde de divórcios extraconjugais
Um levantamento do Colégio Notarial do Brasil indica que os divórcios extrajudiciais subiram 26,9% de janeiro a maio de 2021 no Brasil.
Os números já vinham crescendo, nos últimos dois anos, 75.033 casais oficializaram a separação.
Com a pandemia do coronavírus, a mudança de trabalho para o âmbito de home office intensificou a convivência e colocou à tona conflitos que muitas vezes culminaram em separação.
No confinamento, problemas que antes eram ignorados tornaram-se mais evidentes.
União luso-brasileira
Em 2017, artistas e produtores de lá e de cá montaram o espetáculo Estrada Branca, reunindo Mônica Salmaso, cantora de MPB mais marcante dos anos 2000, e o ídolo português José Pedro Gil, para interpretar canções de Vinicius de Moraes (1913-1980) e de José Afonso (1929-1987), compositor-símbolo de Portugal – é dele Vila Morena, hino da Revolução dos Cravos.
Sucesso, o show foi apresentado nas cidades do Porto e de Sintra. E este Repórter PH teve a glória de estar de passagem pela cidade do Porto e aplaudir os dois.
Continua após a publicidade..
Em 2019, a gravação ao vivo saiu em disco lançado lá. E, agora, chega ao Brasil: além das letras das 17 músicas, as 28 páginas do encarte incluem textos e uma linha do tempo dos protagonistas.
União luso-brasileira...2
Mônica e Gil (que cantores fantásticos!) estão cercados por músicos de alto quilate, como os brasileiros Nelson Ayres (piano) e Teco Cardoso (flauta) e o meu amigo lusitano Emanuel de Andrade (piano), mais quarteto de cordas.
O trabalho tem uma densidade incomum em palcos da música popular – melhor defini-lo como música de câmara. Às vezes em solo, às vezes em duo, os cantores conseguem a façanha de mimetizar as obras de Afonso e Vinicius (e parceiros).
Mas há momentos em que a densidade se transmuta em expressão aberta, vibrante como na “africana” e política Os Índios da Meia-Praia (Afonso), no chorinho Odeon (Vinicius/Nazareth) e em Pau de Arara (Vinicius/Carlos Lyra).
O ouvinte vai à loucura. Histórico.
Direitos Humanos
A 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís realizou, na manhã desta sexta-feira, no auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa, programação alusiva ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Houve palestras, apresentação do relatório de atividades da unidade judiciária, referente aos anos de 2020 e 2021, e de outros órgãos e entidades participantes da Rede de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres.
Medalha para Othelino
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, foi condecorado com a Medalha do Mérito do Ministério Público ‘Celso Magalhães’, maior honraria concedida pelo órgão.
A homenagem foi entregue pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, durante sessão solene realizada ontem, como parte da programação do 11º Congresso Estadual do Ministério Público do Maranhão.
A Medalha do Mérito Celso Magalhães é entregue a magistrados e personalidades por merecimento em razão da prática de atos ou serviços relevantes em favor do Ministério Público e da sociedade maranhense.
A homenagem ao deputado Othelino, acatada por unanimidade pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Estado, é um reconhecimento pela aprovação, na Assembleia Legislativa, do projeto de lei do Poder Executivo, que garante bonificação aos profissionais da área de saúde que atuam no combate à pandemia da Covid-19.
Somente em dinheiro
Os estabelecimentos comerciais do Maranhão terão que passar troco somente em dinheiro a partir de agora. É o que determina a Lei 11.616/21, promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto.
A lei é originária do PL 160/2019, de autoria do deputado Duarte Júnior, e entra em vigor na data da sua publicação.
A lei tem como objetivo evitar que fornecedores, na hipótese de não possuírem o troco integral, arredondem o valor do produto ou serviço para cima ou substituam por outras mercadorias, como balinhas, chicletes, doces, entre outros itens, uma prática ainda muito recorrente no mercado de consumo.
Selo Verde
O desembargador Jorge Rachid, presidente do Plano de Logística Sustentável e do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão, entregou, esta semana, o Selo Verde 2020 para a 3ª Vara Criminal do Termo Judiciário de São Luís.
O projeto Selo Verde é regulamentado pela Portaria 752020 e surgiu da necessidade de adequação do Judiciário maranhense à nova realidade mundial, que busca tornar sustentável toda a estrutura dos órgãos públicos, utilizando os recursos da forma mais racional possível, sem agressão ao meio ambiente.
Homenagem a Alcione
Vem aí a quarta edição do Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, a ser realizado neste sábado em 27 cidades do Brasil e 10 no exterior: Paris, Roma, Lisboa, Tóquio, entre outras.
A iniciativa é idealizada pela cantora Dorina Barros e tem a proposta de celebrar todas as genuínas rodas de samba femininas de todo o país e do mundo.
O Maranhão fará parte dessa grande festa, tendo a capital como vitrine aos talentos locais femininos no samba. A Roda vai acontecer no Novo Butikin, situado no Centro Histórico, e terá um tempero especial, pois o Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba vai homenagear a grande intérprete brasileira Alcione Dias Nazareth, a diva “Marrom”.
Medalha do Mérito
A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) concederá, pelo segundo ano consecutivo, a Medalha de Mérito à médica Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco, por se destacar na defesa da vida.
A premiação será entregue, virtualmente, nesta sexta-feira, às 16h, e o evento poderá ser acompanhado pelas redes sociais da SMDH no Instagram e YouTube.
Para escrever na pedra:
“O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação”. De Oscar Wilde, poeta e dramaturgo irlandês.
TRIVIAL VARIADO
Versar sobre os revezes do amor ainda é colocar em pauta esse sentimento. Em tempos difíceis, evidenciar os afetos pode ser visto com ainda mais estranheza, mas, conforme o cantor Oswaldo Montenegro, que iniciou uma excursão pelo país, “cantar o amor é desabafo e, de certa forma, obrigação”.
Depois de uma breve passagem pelos cinemas brasileiros, o filme Imperdoável estreia hoje na Netflix. Assinado pela diretora alemã Nora Fingscheidt (do premiado Transtorno Explosivo, de 2019), o drama é protagonizado por Sandra Bullock.
No assunto: a estrela hollywoodiana abre mão da vaidade no longa-metragem para dar vida à maltratada Ruth Slater, uma ex-presidiária às voltas com o que restou de sua vida, depois de cumprir 20 anos de prisão por um crime violento. É soberba a participação da oscarizada Viola Davis.
Se Jair Bolsonaro conseguir maioria no Congresso Nacional para aprovar emendas constitucionais, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 159/2019 da deputada federal Bia Kicis, que revoga a PEC da Bengala, trará de volta a aposentadoria compulsória dos membros dos tribunais superiores aos 70 anos, ao invés dos atuais 75. Com isso, abre-se uma porta imensa para novas mudanças. A chave será a eleição de 2022.
A mudança – se confirmada – terá efeito cascata. Ou seja, nos tribunais estaduais a aposentadoria dos desembargadores também voltaria aos 70 anos, possibilidade que não é vista com a menor simpatia por nenhum dos magistrados que estão no cargo.
Com a classe e o bom gosto de sempre, o empresário Nelson Nagem Frota, em clima de confraternização de fim de ano, vai reunir amigos no próximo dia 18 para um almoço árabe em seu bonito apartamento no Condomínio Two Towers, na Península da Ponta d´Areia.
Três grupos de samba e uma atração diferente aportam no Casarão Colonial neste domingo. Vamus de Samba, CDC e Sambaque, com Pepê Júnior, animam o espaço, que receberá, também, o cantor sertanejo Lukas Seabra, convidado especial deste fim de semana.
No assunto: as hostesses Mirella Castelo Branco e Ana Sousa Mota estarão a postos e sorridentes recebendo a turma alegre e bonita que aprecia a programação naquele endereço musical.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira