Comendas na Quinzena da Arquitetura
E mais: Natal no Centro Histórico e a nova exposição do Itaú Cultural.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão – CAU/MA – promoveu na primeira semana de dezembro, várias atividades em comemoração ao dia nacional do arquiteto e urbanista, que acontece dia 15 de dezembro.
Dentre as atividades estão o lançamento da campanha Bem Estarquitetura; a homenagem Amigos da Arquitetura; e a entrega da comenda Cleon Furtado.
O engenheiro Luiz Phelipe Andrès, que faleceu no último domingo foi um dos agraciados com o título Amigos da Arquitetura, em reconhecimento ao brilhante trabalho que ele desenvolveu em prol da preservação do nosso patrimônio histórico, e pela sua atuação na conquista do título Cidade Patrimônio da Humanidade para São Luís.
Outros agraciados foram: Maurício Itapary, Fabio Nahuz, Diogo Lima, Erico Junqueira, Kátia Bogéa e Marcelo Rodrigues.
Receberam a comenda Cleon Furtado os arquitetos Ronald Almeida, Carlos Alberto Santos, Cleiton Carvalho, Ricardo Perez, Maria de Lourdes e, “in memoriam”, Marlene Oliveira, Danilo Rocha, Reinaldo Marques e Tolentino.
Pena que a maioria das fotos enviadas para esta coluna não puderam ser aproveitadas, por uma razão muito simples: as pessoas não tiraram as máscaras para o registro. Seria quase impossível para os leitores identificá-las.
Intenção de consumo
Em São Luís, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu +3,28% no mês de novembro e chegou a 72,4 pontos, na pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
A perspectiva no consumo familiar mantém a tendência de alta iniciada no mês de maio deste ano, com melhora substancial ao longo de todo o segundo semestre;
Mesmo com o crescimento da inflação de São Luís, que subiu +1,38% em novembro e já acumula +8,10% no ano, o consumidor desta Capital mantém o estímulo para consumo nesta reta final de 2021, incentivado pelas festividades de Natal e Réveillon, puxando o indicador da ICF cada vez mais para a zona de otimismo (100 pontos).
Apesar do salto de 12,3 pontos absolutos de maio para cá, esta é a primeira vez em três meses que o crescimento na passagem mensal foi menor que do mês anterior.
Natal das Mercês no Centro Histórico
Começa hoje uma nova programação natalina em São Luís. É o Natal nas Mercês, que reúnirá dezenas de artistas maranhenses para levar a magia das festas de fim de ano para a praça pública, com apresentações gratuitas.
As apresentações acontecerão a partir de hoje e até o dia 12 e de 16 a 19 de dezembro, sempre às 19h.
A realização é da Fundação Josué Montello e a produção é do Mundo Urbano.
Atrações do Natal das Mercês
Na lista de atrações estão: grupo “Reis do Alecrim do Maracanã”, Coral São João, Combo 363, show “Simplesmente Natal” do cantor Fernando de Carvalho, Encontro de Bandas e Fanfarras, Grupo Reis Sempre Viva, Coral Shalom, Orquestra João do Vale, Cantata “Natal Vida Com Cristo” do Coral Arte-Canto, Show "Vem Cantar O Natal" com Carlos Alfredo, Orquestra Adventista, Espetáculo “Natal em Cordel”, Camerata de Violões, Emem Jazz, show de Carlos Alfredo e Banda, espetáculo Natalina da Paixão, Grupo Reis das Nuvens e Coral Vozes do Ministério Público.
Conjunções magnéticas
No próximo sábado, dia 11, o Itaú Cultural abre sua última grande exposição do ano. Tunga: Conjunções magnéticas abrange toda a obra do artista plástico pernambucano, com cerca de 300 itens bidimensionais e tridimensionais, entre trabalhos produzidos desde o início de sua carreira, quando ele tinha 18 anos, até as suas últimas criações, em 2015, e itens de seu ateliê.
São desenhos os quais permeiam seu trabalho em toda a carreira, esculturas, objetos, instalações, vídeos, performances, cadernos de artista, esboços e materiais que ele utilizava.
A mostra ocupará três andares do espaço expositivo do Itaú Cultural e, segundo o curador Paulo Venâncio Filho, é mais completa já feita sobre Tunga, com um olhar para a totalidade de sua obra, de maneira não linear.
Conjunções magnéticas...2
Nas atividades educativas on-line Experiência Virtual e Passeio Virtual, pessoas de todo o país podem mergulhar nessa exposição com mediação dos educadores da organização.
No primeiro andar, chamado de Luminoso, o público encontrará as esculturas de maior porte, num ambiente minimalista, que permite o livre trânsito entre elas, no -1, nomeado de Microcosmo, trabalhos antigos, do início da carreira de Tunga, se misturam aos mais recentes.
Continua após a publicidade..
Lá estarão obras clássicas, de alturas variadas, que colocam o visitante em um labirinto, para que ele se perca no universo criado pelo artista. No -2, batizado de Penumbra, a sala será iluminada somente por obras que possuem luz própria.
Nobre Simplicidade
Nesta sexta-feira, no Hostel Reviver, no Centro Histórico de São Luís, o grupo Nobre Simplicidade comemora seu quinto aniversário com a presença de bandas e sambistas locais: Feijoada Completa, Serrinha, Andrea Frazao e Nicomedes.
Também estará presente um dos maiores compositores de samba e pagode do Brasil: Délcio Luiz, que já foi cantor do Grupo Raça, Kiloucura e Fundo de Quintal. Atualmente, cumpre carreira solo.
Délcio foi um dos principais responsáveis pelo grande sucesso do pagode na década de 1990, onde muitos grupos apareceram para o Brasil com a maioria das canções compostas por ele.
Cerimônia de formatura
É nesta sexta-feira (amanhã) a cerimônia de colação de grau dos formandos das turmas de graduação em Administração e de tecnólogos em Logística da Faculdade de Negócios Faene.
O evento acontecerá às 19h, na sede da instituição, no Residencial Pinheiros, seguindo todos os protocolos sanitários.
O evento também será transmitido pelos canais da Faene no Instagram e YouTube.
Antiguidade
Apesar de atender ao pleito dos militares, o governo não acatou pedidos da categoria, como a exigência de curso superior para o ingresso na carreira e a previsão de promoções apenas por antiguidade.
O projeto prevê metade das progressões por antiguidade e outra metade por merecimento, por meio de uma prova.
Poupança com rendimento pela regra antiga
Com a decisão de ontem do Banco Central (BC) elevando o juro básico para 9,25% ao ano, as aplicações em caderneta de poupança passam a ter o mesmo rendimento da “poupança antiga”.
A poupança passou a ter dois tipos de remuneração desde 2012. Quando a Selic está em até 8,5% ao ano, o rendimento é fixado em 70% do juro básico mais a Taxa Referencial (TR). Acima desse patamar, o rendimento é de 0,50% ao mês, ou 6,17% somado com a TR. Já os rendimentos da "poupança antiga", que são os depósitos feitos até abril de 2012, são sempre calculados da segunda maneira, independentemente do nível da Selic em vigor.
Ou seja, a partir de agora, todos os investidores da caderneta voltam a receber pela regra antiga, de 0,5% ao mês acrescida da TR.
Para escrever na pedra:
"Quando um homem não se encontra a si mesmo, não encontra nada". De Johann Goethe.
TRIVIAL VARIADO
Muitas atrações musicais estão previstas para a Festa dos Amigos, que Mauro Fecury realiza dia 11 na UniCeuma. Uma delas é o sensacional Altemar Dutra Junior, dono de um imenso fã-clube nesta Capital.
Os cinco anos da morte do ex-governador, ex-senador e ex-deputado federal maranhense João Castelo serão lembrados durante a Missa Celebração da Esperança, às 10h deste sábado, dia 11, na Catedral Metropolitana de São Luís, a bissecular Igreja da Sé.
Hoje o Dia Internacional Contra a Corrupção, Dia Internacional de Comemoração e Dignidade pelas Vítimas de Genocídio e pela Prevenção desse tipo de Crime.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira