Diversidade cultural e literária

Começa a 14ª Feira do Livro de São Luís: veja a programação do fim de semana

Esta edição do evento tem como tema: "A liberdade nasce na consciência", e seu patrono é o poeta ludovicense Nascimento de Morais Filho.

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 26/03/2022 às 18h57
Na abertura do evento foi realizada uma performance artística envolvendo personagens da literatura infantil. (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

A 14ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS) teve início nessa sexta-feira (3), na Praça Maria Aragão. Organizada pela Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e Cultura (Secult), a feira ocorrerá até o próximo dia 12 de dezembro.

Esta edição do evento tem como tema: “A liberdade nasce na consciência”, e seu patrono é o poeta ludovicense Nascimento de Morais Filho.

Neste ano a feira conta com dezenas de stands de livreiros, de sebos literários e institucionais, além de auditórios, espaço para crianças, de exposição e venda de artesanato e praça de alimentação. A expectativa é que cerca 150 mil pessoas passem pelo local, que vai receber grandes nomes da literatura brasileira, como Fabrício Carpinejar e Martha Medeiros.

“Esse é um momento para unir os amantes da literatura e para celebrar a educação e a cultura, que podem ser encontradas abundantemente aqui na FeliS. Até o próximo dia 12, a população terá à disposição atrações para todos os gostos, da criança ao adulto. É um evento tradicional em nossa cidade e que, com certeza, será sucesso de público”, destacou o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que agradeceu, ainda, a parceria com o Instituto Cultural Vale para a realização da FeliS de 2021.

Nesta edição, o Instituto Cultural Vale, além do apoio à temática e patrono escolhidos pela FeliS, montou stand de homenagem exclusiva a João do Vale.

“Para viver a cultura, democratizá-la, levá-la a vários lugares, espalhar a história, as vivências e as obras de João do Vale e muitos outros artistas, o Instituto Cultural Vale apoia e patrocina projetos com este propósito e os conecta. É através da educação e do conhecimento que incentivamos e estimulamos a curiosidade das crianças, adolescentes e jovens dando oportunidades para que mais poetas do povo e gênios improváveis sejam revelados no estado do Maranhão. Onde tem cultura e educação, a Vale está”, afirmou Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

Na abertura do evento foi realizada uma performance artística envolvendo personagens da literatura infantil. A abertura da FeliS 2021 teve, ainda, a conferência realizada em um dos dois auditórios estruturados para receber as palestras e demais atrações que acontecerão durante esses dez dias de evento, o Auditório Nascimento de Morais Filho recebeu a apresentação da Banda Guarda Municipal de São Luís e da pianista Willame Belfort, que se apresentaram entre os stands onde os visitantes encontram livros e, mais que isso, histórias - que ajudarão no enriquecimento cultural e na aquisição de conhecimento para formação educacional.

“Essa é uma iniciativa que promove a literatura em nossa cidade e que vai permitir à sociedade em geral, aos alunos da rede municipal de ensino vivenciar histórias, conviver com livros e aprender mais sobre a história dos nossos grandes escritores. Nossos alunos com certeza estarão aqui, aproveitando esse momento que também é feito para eles”, disse a secretária municipal de Educação, Anna Caroline Marques Salgado.

“Teremos durante todos esses dias, a partir de hoje, uma programação cultural riquíssima para toda a família. Esse é um momento rico para a nossa São Luís”, pontuou o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe.

Quem for à Feira do Livro de São Luís até o próximo domingo (12), terá à disposição uma estrutura especial, que contempla 32 stands de livreiros; 4 stands de sebos literários; 10 stands institucionais; 2 auditórios; Espaço Criança com contação de histórias todos os dias; exposição do patrono, Nascimento Morais Filho, e das homenageadas, Arlete Nogueira e Dagmar Desterro; além de espaço exclusivo para a venda de artesanato e praça de alimentação com grande variedade de comidas.

“Não tenho nem palavras para descrever a emoção de compor essa edição da FeliS. Pela primeira vez estou tendo meu trabalho exposto em uma estrutura gigante e com a oportunidade de mostrar muito mais da literatura de cordel, do seu poder”, disse a cordelista Gorethe Pereira, de 47, ex-gari que ganhou relevância na cidade de São Luís após exprimir seu dom da escrita, apesar das dificuldades de sustento e do quão difícil é se estabelecer na literatura sendo escritor iniciante.

Programação do fim de semana

Neste sábado (4) e domingo (5) a programação contará com as seguintes atrações:

SÁBADO - AUDITÓRIO NASCIMENTO MORAIS FILHO

15h - ESPETÁCULO INFANTIL - Raulzito Circo Show - com Raulzito Lopes

16h às 18h40 - PALESTRA

Tema: Política da Pessoa com Deficiência no Brasil - Percorrendo o Labirinto

Palestrante: Prof. Dr. Jorge Amaro (RS)

Mediação: Carlivan Braga - secretário municipal extraordinário da Pessoa com Deficiência

Lançamento do livro: com o tema da palestra

Exposição: livros e revistas de autores e escritores com e sem deficiência

Continua após a publicidade..

19h - BATE-PAPO

Tema: Depois é nunca: o afeto agora

Convidado: Fabrício Carpinejar (RJ)

Mediação: Celso Borges - poeta e escritor

DOMINGO - AUDITÓRIO FELIS

15h - PALESTRA

Tema: O Massacre de 17 de novembro: entre história e literatura

Convidado: Matheus Gato

Mediação: Roberto A. Pereira

16h - PALESTRA

Tema: Infância e Território Maranhense: pesquisas sobre histórias, cultura e educação

Palestrante: Prof. Rosyane de Moraes Martins Dutra

17h - PALESTRA

Tema: O que é a existência errante? Visada hermenêutica fenomenológica do poeta O Guesa, de Sousândrade

Palestrante: Prof. Rita de Cássia Oliveira

Mediação: Prof. Maria Elisa dos Anjos

18h - PALESTRA

Tema: A prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher em condomínio

Palestrante: Luzimar Lopes Corrêa (assistente social); Claudia Castro Silva (psicóloga); Lícia Alves (assistente social)

Mediadores: Maria da Conceição Maia (especialista em Educação)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.