PH Revista: os sagitarianos têm vida longa
Leia ainda: Flávio Dino joga para janeiro projeto de unificar partidos que orbitam na base do governo em favor de Brandão e a chegada do médico Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo em São Luís.
CLIQUE AQUI PARA ACESSO AO PDF E LER O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
Este fim de semana tem uma marca altamente significativa para ilustres maranhenses que nasceram no último mês do ano. Neste sábado, Dona Marly Sarney, considerada a mais elegante e discreta Primeira Dama do País, do Congresso Nacional e do Maranhão, está completando 90 anos. Mas não vai festejar a data porque sua saúde não anda muito bem nos últimos dias. Mesmo sem festa, não deixará de receber homenagens de todo o País.
No domingo, o ex-Ministro de Minas e Energia e ex-senador e ex-governador do Maranhão, Edison Lobão, comemora 85 anos. No mesmo dia, festejam nova idade o mega-empresário e escritor Carlos Thadeu Pinheiro Gaspar, que completa 82 anos, e o jornalista e escritor Antonio Carlos Lima, que completa 65 anos.
Pra boi dormir
Aliados do senador Weverton Rocha ainda tentam, a todo custo, passar a ideia de que o governador Flávio Dino adiou para janeiro a escolha do nome do pré-candidato ao governo do Maranhão. Mera conversa pra boi dormir. Dino deixou bem claro que o nome escolhido do grupo é o de Carlos Brandão, como este Repórter já havia anunciado aqui há duas semanas.
Para reflexão
Flávio Dino apenas jogou para janeiro o projeto de unificar todos os partidos que orbitam na base do governo em favor de Brandão. Até lá, aliados como André Fufuca, Othelino Neto, Eliziane Gama, Juscelino Filho e Pedro Lucas Fernandes terão tempo para decidir se mantêm empregos e contratos na administração estadual ou se seguirão marchando com Weverton Rocha. É um período mais do que suficiente para uma boa reflexão.
Desde criancinha
Depois de anunciado o nome de Brandão pelo governador Flávio Dino, surgiu uma crise dentro da família da senadora Eliziane Gama. A parlamentar, disposta a eleger o marido num acordo com o PDT, quer porque quer que o seu partido, o Cidadania, apoie a pré-candidatura de Weverton Rocha ao governo estadual em 2022. Mas o irmão de Eliziane, Eliel Gama, que dirige o partido no Maranhão, é Brandão desde criancinha.
Continua após a publicidade..
Cidades históricas
A antiga Fábrica Santa Amélia será palco, na próxima semana, do 8o Encontro Brasileiro de Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento, que vai de 9 a 11 de dezembro, tem como tema “Turismo, a riqueza do Brasil no cenário pós-pandemia: o Patrimônio Cultural e Natural como ativo para o desenvolvimento”. Participam do encontro em São Luís representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), prefeitos e secretários e, possivelmente, o ministro do Turismo, Gilson Machado.
Volta da escravidão
O professor e escritor Matheus Gatos, finalista do Prêmio Jabuti deste ano na categoria Ciências Sociais, será um dos palestrantes da Feira do Livro de São Luís. Neste sábado, às 15h, ele vai abordar o tema “O massacre de 17 de novembro: entre história e literatura”, no auditório da Praça Maria Aragão. Ocorrido no Maranhão em 1889, o “massacre de 17 de novembro” foi motivado pelo receio de que o fim da monarquia e o novo regime republicano significariam a volta da escravidão.
Síndrome de Burnout
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes, na Companhia Maranhense de Gás – Gasmar. A SIPAT Gasmar deste ano focou na saúde mental. E o evento teve como tema “Mente sã, trabalho seguro” e contou, na programação, com a palestra “Síndrome de Burnout: Como manter a saúde mental no trabalho”, ministrada pela psicóloga do IEL, Ana Sanyele Souza. A Gasmar é parceira do Instituto em diversas ações, e nesse sentido, convidou a entidade para participar da SIPAT, cujo objetivo é contribuir ativamente para a redução de acidentes de trabalho na empresa.
Dr Macedo no UDI Hospital
O médico Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, um dos maiores cirurgiões do aparelho digestivo do mundo, estará em São Luís nesta terça-feira, 7. Ele ficou bastante conhecido por ter operado o presidente Bolsonaro após o episódio da facada que ele sofreu na campanha eleitoral de 2018. Dr Macedo realizará no UDI Hospital/Rede D'Or São Luis uma cirurgia curativa em paciente com tumor abdominal, utilizando a técnica Hipec. É a primeira vez que esse tipo de cirurgia será realizado em um hospital particular do Maranhão. Mais uma vez o UDI Hospital/Rede D'Or São Luis se diferencia. Além de integrar uma grande rede de cuidados integrados, possibilita trazer o melhor cirurgião do Brasil para operar aqui, com os mesmos protocolos praticados no país inteiro. Só quem ganha é o paciente.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira