São Luís 402 anos

Festival Internacional de Folclore começa nesta terça-feira

Festival é parte do aniversário de São Luís; evento ocorre até o dia 14 deste mês.

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A programação em homenagem ao aniversário de 402 anos de fundação de São Luís, tem continuidade nesta terça-feira (9) com o 1º Festival Internacional de Folclore do Maranhão (Festfolcma-2014), que será realizado até o dia 14 deste mês. O evento é desenvolvido pela Secção Maranhense do Comitê Internacional de Organização de Festivais de Folclore (CIOFF).

A cerimônia de abertura do Festfolcma-2014 ocorre nesta terça-feira (9), na praça Maria Aragão, com apresentações dos grupos folclóricos internacionais Esencias de Mi Terra, do Chile; Bochica, da Colômbia; Leigarid, da Estônia; Instituto Escenico, da Argentina; Raízes Nordestinas, do Ceará; Frutos da Terra, do Pará; e Grupo Pernambuco.

Todos os grupos internacionais se apresentarão na praça Maria Aragão durante os demais dias do Festival e em cada noite o encerramento será feito com apresentações de grupos locais. Entre eles está a batida contagiante das matracas dos bois de Maracanã, Pindoba e Maioba; os ritmos eletrizantes da orquestra dos bois de Nina Rodrigues, Morros, Pirilampo, Axixá, Brilho da Ilha, Novilho Branco, Encantos do Olho D’ Água e grupos de bumba-bois representantes de outros sotaques como o Boi de Leonardo (zabumba) e Santa Fé (Baixada).

O festival terá ainda a cadência dos blocos tradicionais Os Foliões e Os Feras, além de apresentações do Tambor de Leonardo e Baile de Caixas. Como parte da programação, também serão realizados workshops com os alunos da rede pública estadual e municipal de ensino da capital; cortejo da praça Deodoro à Praia Grande; caminhada na avenida Litorânea; encontro com produtores culturais do estado e com grupos internacionais e nacionais; baile das nações; entre outros eventos.

Segundo o coordenador executivo do Festival, Armando Nobre, o apoio da Prefeitura foi de fundamental importância para a realização do evento, que passará a fazer parte do calendário anual alusivo às celebrações de aniversário da capital maranhense. Ele lembra que o evento compreende a salvaguarda da cultura tradicional e popular da cidade, contribuindo para a conservação e a promoção das artes imateriais

“O Festival Internacional de Folclore do Maranhão tem um papel importante no fortalecimento da economia e da cultura da cidade, especialmente nas ações planejadas de articulação com os agentes econômicos e criativos. Favorece o desenvolvimento socioeconômico, cultural e turístico, ampliando o potencial da cidade nesses setores”, afirmou Armando Nobre.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.