Cultura Popular

Semana dos Museus será aberta nesta segunda-feira

Abertura será com palestra do museólogo Antônio Carlos Pinto Vieira, do Museu da Maré (RJ).

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
(Divulgação)

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Mham), órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realizam a 12ª Semana Nacional de Museus. A programação, que celebra ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), será aberta nesta segunda-feira (12) e prossegue até a sexta-feira (16), com o tema Museus: as Coleções criam Conexões.

A abertura será às 19h, na União de Moradores do Anil (UBRA, no Viva Anil), com uma palestra sobre a temática da Semana, ministrada pelo museólogo Antônio Carlos Pinto Vieira, do Museu da Maré, do Rio de Janeiro, seguido da apresentação cultural Conex-Sons, mistura de jazz e tambor de crioula. No Maranhão, a Semana de Museus visa a aproximar a comunidade dos bens patrimoniais museológicos e tem como subtema “Viva Museus- As coleções criam conexões em itinerância.

Nesta edição, o evento contará, além da participação do Museu Histórico e Artístico do Maranhão e seus anexos, com o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, Museu Histórico de Alcântara, Museu dos Capuchinhos, Eco Museu Sítio do Físico, Sítio Piranhenga, ECI-Museum, Fundação da Memória Republicana Brasileira, Casa Histórica de Alcântara, Memorial da Família Macatrão/Brejo-MA, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Memorial Cristo Rei, Casa de Nhozinho, Curadoria do Palácio dos Leões, Memorial dos Correios, Memorial da Polícia Militar, Museu de Arte e História da Maçonaria, Museu da Árvore (Marvore).

Temática

A temática norteadora em 2014, proposta pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), lembra que esses espaços são instituições vivas que ajudam a criar vínculos entre visitantes, gerações e culturas ao redor do mundo. O Museu Histórico e Artístico do Maranhão, como articulador das casas do gênero no estado, coordena a programação conjunta com outras instituições museológicas e Pontos de Memória de São Luís, nos municípios de Icatu, Santa Rita, Alcântara e Brejo.

Parceiros

Também participam os Pontos de Memória do Maracanã, Associação Cultural Maracrioula, do Boi da Floresta e de Quilombos Sitio do Meio, em Santa Rita. Além desses, os Pontos de Memória Santa Maria de Guaxenduba e do Povo de Baiacui, de Icatu. No total, são 20 museus e 6 Pontos de Memória que dentro de suas especificidades representam o Patrimônio Cultural e Natural do Maranhão.

O encerramento da Semana dos Museus será no dia 16 de maio, às 16h, no Centro Integrado Rio Anil (Cintra), com a realização da 2ª Mostra de Museus e Pontos de Memória do Estado do Maranhão, com a participação dos Museus e Pontos de Memória. “Nessa mostra a comunidade do Anil estará expondo seu acervo para que sua coleção faça conexão sobre a história e memória do bairro. Desta forma estreita-se a relação entre a comunidade, museus, coleções e memórias”, ressaltou Luiza Raposo, diretora do Mham.

Calendário

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente. No período, museus de todo o Brasil, a convite do Instituto Brasileiro de Museus, desenvolvem programação especial para celebrar o Dia Internacional de Museus, instituído desde 18 de maio de 1977.

A programação da Semana tem entrada franca e é indicada para o público em geral, em especial, para alunos dos ensinos fundamental e médio. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-9922.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.