Bôdas de Prata

Mirante AM: 25 anos informando e interagindo com o ouvinte

A emissora festeja os bons serviços prestados à população do Maranhão.

Pedro Sobrinho / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08
Operador de áudio Carlito "Internacional". Foto: Gustavo Sampaio / Imirante.com

Dia especial para rádio Mirante AM. A emissora festeja suas Bôdas de Prata. São 25 anos de bons serviços prestados em tempo real à população do Maranhão. A receita para o sucesso é o 'cast' de profissionais da emissora, a programação diária e os investimentos tecnológicos, que mantêm a emissora como líder de audiência, sob o comando de Zeca Soares (Coordenador de Jornalismo) e Rômulo Barbosa (Diretor de Mídias Eletrônicas da Mirante) e da Superintendente Teresa Murad.

Rita Matos, Neres Pinto e o coordenador Zeca Soares no fundo. Foto: Gustavo Sampaio / Imirante.com

Além de inovar na tecnologia, um dos focos da Mirante AM é renovar na seleção de profissionais. Entre os nomes da nova safra, citamos: Rita Matos, João Ricardo, Bruno Alves e Afonso Diniz, que se somam a Geraldo Castro (Abrindo Verbo), André Martins, Tércio Dominici, Gilson Rodrigues, Laércio Costa (Esporte), José Santos, operadores de aúdio Carlito "Internacional", Ulívio, Evandro, Toinho Costa, Sandoval "Pouso" Teixeira, na Central Franklin de Oliveira e Nonato Costa, além das telefonistas Helena Pereira e Solange Bezerra e da produtora Lídia Castro (Abrindo o Verbo). Todos são responsáveis pela programação cujo o tripé é: Música, Notícia e Esporte.

Aprendizagem

Há dois anos trabalhando na empresa, Rita Matos, formada em Jornalismo e Estudande de Propaganda e Publicidade na Estácio São Luís, e a única mulher no time de funcionários da emissora, define a Mirante AM, como uma escola profissional e de vida. A rotina de trabalho começa logo cedo, às 5h da manhã, com o "Acorda Maranhão". Ao lado de André Martins, ela apresenta o program. Na sequencia, ela corre para entrevista com os convidados do Bom Dia Mirante, na TV Mirante, exibido no Jornal do Maranhão, de 2ª a 6ª, a partir das 11h, além de alimentar diariamente o Site da emissora. E sempre que acionada apresenta o Jornal Mirante, onde já foi editora-chefe, interinamente, na ausência do titular Neres Pinto.

- Eu comecei a minha história por aqui na rádio Mirante FM. O coordenador de Jornalismo, Zeca Soares, me chamou para Mirante AM. Eu aceitei o desafio e estou até hoje. Gosto desse corre-corre atrás da informação e de passar por diversos estágios dentro da programação da emissora. No mundo em que estamos vivendo, o comunicólogo tem que ser multifacetado. É uma exigência de mercado o qual procuro estar inserida - defende.

Afonso Diniz um dos funcionários caçula da Mirante AM. Foto: Gustavo Sampaio / Imirante.com

Para Afonso Diniz, formado em Jornalismo na UFMA e há dois anos na Mirante AM, atuando na equipe de Esporte da emissora e do G1 Maranhão, trabalhar na rádio é uma espécie de vitrine. Embora seja um dos caçulas da emissora, Afonso conta que esses 25 anos são significativos em sua vida profissional.

- Eu sempre tive Herberth Fontenelle como ídolo, uma referência no rádio. E hoje, me vejo apresentando o programa esportivo, ao meio-dia, em que ele é o titular. O valioso é saber que o mesmo compartilha com a ideia, ao me chamar quando necessário para que eu interfira no programa. É muito legal estar festejando esses 25 anos de Mirante AM que sejam traduzidos não apenas como um momento de festa, mas de reflexão e reinvenção profissional. Pois, o primeiro passo está sendo dado com o trabalho que desenvolvo como repórter esportivo e pretendo ampliar no futuro como comentarista - completou.

Glaydson Botelho diz se sentir privilegiado em ser integrante da equipe do Jornal Mirante e de integrar também a equipe da Mirante AM.

- São 25 anos de Sistema Mirante, divididos em 20 de Mirante FM e cino de Mirante AM. A oportunidade de trabalhar na AM caiu como uma luva. Eu comecei profissionalmente na rádio Ribamar AM. Portanto, já tinha uma afinidade com o jornalismo. E o retorno, justamente, em um programa de grande audiência é mais estimulante. Temos 31 emissoras retransmitindo o Jornal. Temos correspondentes abastecendo o programa de notícias nas regiões tocantina (João Rodrigues), do Munim (Erivaldo Sousa), Mearim (Antônio Filho), dos Cocais (Acélio Trindade, Sertão Maranhense (Antônio Luís), além dos repórteres de São Luís (Domingos Ribeiro, Jorge Aragão, Mário Carvalho e Marcial Lima), ressalta. - Os avanços tecnológicos têm sido importantes nesse processo de interação. É também importante que não se perca o compromisso com o conteúdo da informação, a veracidade e a preocupação com uma linguagem acessível direcionada ao homem urbano e do campo. Enfim, esse é o rádio na essência - acrescenta.

Neres Pinto, a voz da experiência, comunga dos ideais de Glaydson Botelho ao defender a tecnologia como aliada. O ex-coordenador de Jornalismo da Mirante AM, atualmente exercendo a função de editor-chefe do Jornal Mirante, Neres defende a internet e suas ferramentas como um veículo de comunicação fundamental na mudança da civilização. Ele relata um pouco da sua história na Mirante AM.

- O trabalho começou por aqui com o transmissor de válvula e avançamos para o digital. Temos hoje equipamentos de última geração no estúdio que auxilia na produção de uma rádio mais informativa, interativa e próxima da comunidade -explicou.

Francisco Soares produtor do programa Ponto Final. Gustavo Sampaio / Imirante.com

Credibilidade

Informação e Interação com a Comunidade são as palavras de ordem no noticiário diário da Mirante AM. Francisco Soares, produtor do programa Ponto Final, apresentado de 8h às 11h, de 2ª a 6ª, diz que o prazeroso no que faz é trazer os problemas da comunidade para dentro do programa.

- Esse é o papel do rádio. E esse é o formato que adotamos e que nos dá credibilidade. Não podemos esquecer que os problemas da cidade, também são os nosso problemas, Afinal, mesmo na condição de profissionais da comunicação, nós também somos cidadãos - enfatizou Soares.

Roberto Fernandes tem como bandeira o compromisso com a informação e serve de elo entre a comunidade e o Poder Público. Foto: Gustavo Sampaio / Imirante.com

Para Roberto Fernandes, a programação jornalística da rádio Mirante AM tem como bandeira o compromisso com a informação, em particular, com a sociedade.

- Já passei por diversas emissoras e, indiscutivelmente, a Mirante é a rádio que apresenta mais condições de trabalho. Apesar de todo o investimento feito na área tecnológica, jamais podemos esquecer que somos o elo, o canal que estabelece o diálogo entre a comunidade e o Poder Público. E a resposta aparece com algumas reivindicações atendidas.

São 25 anos convergindo com a população maranhense, e para Roberto o maior desafio é a conquista diária do ouvinte.

- A Mirante AM faz o diferencial em relação as outras emissoras locais. E por isso existe uma desconfiança com o jornalismo que fazemos. E o nosso maior desafio é superar essa desconfiança provando, diariamente, que fazemos um trabalho sério, com qualidade e dignidade. E a resposta se legitima com a audiência que a emissora tem no Estado - destacou.

Televisão

Os 25 anos da Mirante AM serão apresentados no programa Repórter Mirante, na TV Mirante, na manhã deste sábado (10).

A telefonista Solange Bezerra faz o elo entre o ouvinte e a rádio. Foto: Gustavo Sampaio / Imirante.com

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.