Bichos

Saiba como funciona a aromaterapia para pets

A técnica promete muitos benefícios ao seu bichinho de estimação.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

No Brasil, a aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf foi uma das primeiras pessoas a disseminar o conceito de Aromaterapia, uma ciência que estuda os benefícios físicos e psíquicos decorrentes do uso dos óleos essenciais e vegetais extraídos de flores, folhas, frutas, caules e raízes.“É um método natural de promoção de saúde física e psíquica que também pode ser utilizado nos animais de estimação”, defende.

A especialista reconhece que a ideia de usar óleos essenciais em cães, gatos e pássaros pode parecer estranha. Mas, na verdade, é uma das maneiras mais lógicas e sensatas para ajudar os animais de estimação a serem saudáveis e felizes. “Eles têm a sensibilidade muito aguçada”, esclarece.

A Aromaterapia pode ajudar na higiene, em problemas físicos – como os respiratórios e dermatológicos – e em problemas comportamentais: medos, agressividade e estresse. “Quando um cão cheira um óleo essencial, as moléculas passam através de seu sistema olfativo para a área límbica do cérebro, que lida com o instinto, a emoção e a regulação de muitos sistemas e órgãos, como a resposta antiinflamatória”, exemplifica. Ela lembra que gatos são mais sensíveis a aromas do que cães, e que, dependendo do animal, mudam as quantidades de óleo essencial usado no tratamento.

Em pássaros, o tratamento com óleos essenciais deve ser feito por difusão no ambiente ou por meio de uso tópico, se houver algum ferimento. “Eles nunca devem ingerir a substância”, alerta.

A diluição é outro fator importante no tratamento. Ela deve ser feita em óleos vegetais. “O melhor é utilizar água com um solubilizante, que pode ser o álcool de cereais ou ovinagre de cidra”, indica. Já se a recomendação for que o animal inale o óleo essencial, o melhor é optar por utilizar algumas gotas em um chumaço de algodão e aproximá-lo do pet.

Confira a seguir algumas receitinhas com óleos essenciais que Sâmia preparou para os animais domésticos:

Para higienizar os dentes dos cães

Misture uma colher de Óleo de Coco Extra Virgem, três gotas de Óleos Essencial de Tea Tree, uma colher de café de Argila Branca e uma gota de óleo Essencial de Hortelã Pimenta. Escove e, com uma espátula especial, retire todo o tártaro dos dentes. “Assim não são causados nem machucados nem sangramentos”, explica.

Continua após a publicidade..

Para tratar problemas respiratórios em pássaros

Colocar em um aromatizador elétrico dez gotas de Óleo Essencial de Tea Tree, cinco gotas de Óleo Essencial de Eucalipto Glóbulos e cinco gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta. Deixar aromatizando o ambiente.

Para tratar o estresse em gatos

Coloque no aromatizador elétrico uma mistura de dez gotas de Óleo Essencial de Ho Leaf e quinze gotas de Lavanda. “Eles acalmam, diminuem a agitação e o medo que causam estresse. Também é útil no caso de sensibilidade a ruídos”, diz Sâmia.

Para acalmar papagaios e pássaros estressados

Em um aromatizador elétrico, use dez gotas de Óleo Essencial de Lavanda, cinco gotas de Óleo Essencial de Palmarosa e cinco gotas de Óleo Essencial de Ho Leaf.

Para acalmar, higienizar e nutrir a pele dos cães

Misture 30 gramas de Óleo de Coco Extra Virgem, cinco gotas de Óleo Essencial de Lavanda e dez gotas de Óleo Essencial de Tea Tree. Espalhe no animal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.