Carnaval

Bloco das Carroças anima a cidade de Rosário na Quarta-Feira de Cinzas

O bloco foi criado em 20 de fevereiro de 1980 a partir da vontade de um grupo de amigos.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

SÃO LUÍS - O Carnaval continua no município de Rosário (70 Km da capital maranhense), nesta Quarta-Feira de Cinzas, com o Bloco das Carroças, uma manifestação de rua na qual os foliões se apresentam sobre carroças e jumentos fantasiados.

A concentração ocorre a partir do meio-dia em frente ao bar do Meio e todos os blocos que desfilam no Carnaval rosariense também participam da festa, a exemplo de Os Traíras, Raça Rosariense, Espaço Fama, Crocodilos, entre outros. O encerramento acontece às 19h na Praça da Matriz, com o show do Bicho Terra.

Considerado um dos maiores blocos de rua do Maranhão, a brincadeira atrai turistas de todas as regiões do Estado. O Bloco das Carroças foi criado em 20 de fevereiro de 1980 a partir da vontade de um grupo de amigos em continuar o Carnaval. Reunidos em frente ao Bar do Meio, depois do período momesco e sem condições físicas de andar pelas ruas da cidade, mas com vontade de beber, alugaram uma carroça, colocaram bebidas sobre ela e acomodaram-se no espaço restante. Saíram pelas ruas cantando, bebendo e soltando foguetes. Assim surgiu o Bloco das Carroças.

Continua após a publicidade..

No ano seguinte, outras carroças se juntaram à manifestação e, a partir daí, foram se juntando ao grupo mais e mais carroças. Hoje o Bloco das Carroças reúne mais de 40 carroças sob a coordenação de Alan Jorge Carvalho Rezzo e Glauber Carvalho. No ano passado, mais de 20 mil pessoas acompanharam o desfile das carroças.

Social

Há 33 anos, mantendo a tradição, o Bloco das Carroças não é apenas voltado à diversão. Tem também um cunho social, já que as carroças e seus integrantes recebem prêmios. Geladeiras, fogões, televisores, ferro de passar, ventiladores, liquidificadores, materiais de construção, outras carroças e jumentos, além de cestas básicas são distribuídos entre os participantes. De acordo com a organização, todos os carroceiros ganham prêmios e o que sobra é doado a entidades sociais ou distribuído em bairros carentes de Rosário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.