Show

Artur Menezes apresenta novo CD em Barreirinhas

O que chama a atenção do trabalho de Artur Menezes é o diálogo com outros estilos.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h19

O guitarrista cearense Artur Menezes, que ficou conhecido como “o garoto prodígio do blues”, vem trilhando uma trajetória ascendente. Em maio deste ano, abriu os shows de Buddy Guy no Brasil no Rio de Janeiro e em São Paulo. No mês seguinte, levantou uma plateia de centenas de pessoas, na chuva, no Rio das Ostras Jazz e Blues Festival, o maior festival do gênero na América Latina. E agora se prepara para levar mais uma vez sua música ao Lençóis Jazz & Blues, no próximo dia 11, às 22h, ao lado do saxofonista Atiba Taylor.

Além de executar o blues com maestria - tanto na voz quanto na guitarra -, o que chama a atenção do trabalho de Artur Menezes é o diálogo com outros estilos. Ele mistura o blues ao funk, ao soul, reggae, country e a música brasileira, mais especificamente a nordestina, criando uma sonoridade única, um novo movimento.

Seu segundo CD, intitulado #2 (lê-se “número dois”), apresenta canções mais maduras, sempre passeando entre o reggae, o country, o soul, o rock, a balada e o fusion, mas tendo o blues como base. O som soa moderno pela mistura de estilos, mas também vintage por conta da sonoridade.

Nos shows, Artur mescla o repertório de “#2” e “Early To Marry”, além de clássicos do blues. É acompanhado de seu talentoso time de conterrâneos Lucas Ribeiro (baixo), Wladimir Catunda (bateria), e Cláudio Mendes (teclado e guitarra). Artur é endorser da Condor Guitars e a SG Strings cordas.

Artur Menezes estudou música na Universidade Estadual do Ceará. Morou em Chicago, onde participou de jam sessions com John Primer, Linsey Alexander e Phil Guy, entre outros. Tocou em bares como Kingston Mines, Smokey Daddy e Katherina’s. Gravou dois discos com a banda norte-americana The Shakes, que prima pela tradição do blues elétrico. Já no Brasil, integrou o projeto Harmônicas Mercoblues com os gaitistas Nico Smoljan e Gonzalo Arraya, abriu o show de Peter Mad Cat e participou de todas as edições dos Festivais de Jazz e Blues de Guaramiranga e Oi Blues By Night, além de tocar no Canoa Blues (CE), Ceará Music, Lençóis Jazz & Blues (MA), Ibitipoca Blues (MG) e Sesc'n Blues, entre outros. Preocupado em difundir e ampliar o acesso ao blues no estado do Ceará, Artur também é um dos idealizadores do projeto “Casa do Blues”, que prevê a realização de shows semanais com entrada gratuita, além de levar a mistura de sua música para o mundo.

Continua após a publicidade..

Serviço:

Artur Menezes – Lençóis Jazz & Blues

Dia 11/8, sábado, às 22h,

Gran Solare Lençóis Resort (Estrada de São Domingos, s/n, Barreirinhas)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.