Bastaria mais que um telefone via satélite para tornar Piter Arnett, da CNN americana, o único repórter estrangeiro baseado em Bagdá, a cobrir, ao vivo, a Guerra do Golfo, em 17 de janeiro de 1991 – durante o bombardeio americano que o mundo inteiro testemunhou em tempo real.
Arnett se tornaria lenda por ser veterano, experiente, mas, sobretudo, por ser ousado, determinado, como deve ser um repórter lá, aqui, ou acolá, nos confins da Costa Leste do Maranhão, Norte do Brasil – e como foram alguns “expedicionários” que esta semana desafiaram o primitivismo e fincaram, no deserto brasileiro, um up-link, para revelar, ao vivo, para os maranhenses e para mais cento e quarenta países, um ambiente único planeta.
A tecnologia plantada no areial foi o rompimento de um paradigma: fazer jornalismo, em tempo real, nos cantos mais intocados do mundo. Exagero? Hum-hum. Embora exuberante, a imensidão branca que cerca o Atlântico, neste canto da América do Sul, tem a aridez dos maiores desertos do mundo. E foi lá que a Mirante – pela primeira vez – montou sua parafernália tecnológica.
O diálogo entre Renata Vasconcelos, Renato Machado, apresentadores do Bom Dia Brasil, com o repórter Sidney Pereira, direto da baía de Tutóia foi, sim, resultado de uma dessas ousadias que justificam o envolvimento de repórteres, produtores, cinegrafistas, engenheiros e técnicos – no Rio de Janeiro e nas trilhas off-road.
O departamento de jornalismo e o departamento técnico da Mirante deslocaram catorze profissionais, cinco unidades móveis 4x4, uma unidade geradora com antenas de transmissão via satélite, geradores de energia e nobreak e cinco câmeras betacam para o meio do deserto. resultado: a Rede Globo exibiu uma “obra de arte impressionista”, conforme resumiu Renato Machado, editor-chefe do Bom Dia Brasil, experiente, lendário, como Arnett.
Equipe avançada:
Sidney Pereira, repórter
Thiago Amorim, produtor
Continua após a publicidade..
Eveline Cunha, produtora
Marlon Jorge, diretor de tv
José Raimundo, repórter-cinematográfico
Cezar Hipólito, repórter-cinematográfico
Manoel Costa, técnico
João Cezar, técnico
Álvaro Junior, engenheiro de áudio
Elizelton Silva, técnico
Francisco Netto – técnico de iluminação
Manoel Português – telemetria
Murílio do Vale – auxiliar de telemetria
Luis Alfredo - motorista
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira