SÃO LUÍS - Em 2004, eles se reuniram com a intenção de revitalizar a música maranhense e de resgatar na platéia o interesse pela produção local. Com forte influência da cultura popular, os artistas que compõem o grupo Som do Mará não tiveram dificuldade em montar um show voltado para os festejos que homenageiam Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. É este show que Josias Sobrinho, Tutuca, Celso Reis, Ronald Pinheiro, Daffé, Gerude e Marco Dualibe apresentam hoje, às 22h, no Arraial do Maranhão (São Luís Shopping), promovido pelo Sistema Mirante.
A expectativa dos artistas é subir ao palco recebido por uma platéia animada, pois antes deles, a partir das 18h30, já terão se apresentado no terreiro junino o Boi Estrela de Bequimão (orquestra), o Cacuriá Mirim Rabo de Saia, a Quadrilha Asa Branca, Bois Pintado (orquestra), Novilho Branco (alternativo) e, para encerrar, o Boi de Maracanã (matraca).
Criado há três anos, o grupo Som do Mará, embora não negue as influências regionais, pela primeira vez resolveu montar um show voltado especialmente para os folguedos juninos. “Nosso repertório tem muito da nossa cultura e o São João tem a cara cultural do trabalho que a gente faz”, diz Josias Sobrinho.
A exemplo do que foi feito pelo grupo no Carnaval, quando os artistas também voltaram seus repertórios para as folias momescas, desta vez o grupo não fará diferente. Sobre o palco, cada um cantará duas músicas que fazem referência à época. A abertura será feita pelos sete cantores que entoarão a música Som do Mará, registrada no primeiro CD do grupo, em ritmo de boi de zabumba.
Sucessos como Engenho de Flores, Brilhos e Lírios, Tempo de Guarnicê, Trupiada, Xote da Saudade, Forró de Otila, entre outros estão no repertório do Som do Mará. Para acompanhá-los, uma banda formada por Antônio Paiva (contrabaixo), Ronald Santos (violão e guitarra), George Gomes (bateria), Jeca (percussão) e Marquinhos Silva (teclado).
Continua após a publicidade..
Josias Sobrinho afirma que, durante o show, há muita integração entre os artistas. “Alguns farão duetos e sempre haverá interferências, pois queremos que o show tenha a cara do grupo e não dos artistas individualmente. De alguma forma sempre estaremos juntos no palco”, frisa Sobrinho. Além de compor o grupo Som do Mará, cada um dos sete artistas mantém uma agenda de shows individuais tanto no São João como no resto no ano.
TRAJETÓRIA
O grupo iniciou suas apresentações em São Luís, na Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen). A idéia inicial do grupo - que também contou com nomes como Chiquinho França e Betto Pereira - era revitalizar o espaço e transformá-lo em uma opção onde os artistas locais pudessem se apresentar.
Ao todo, foram 70 apresentações e mais de 120 convidados. Dividiram o palco com os artistas, nomes como Rita Ribeiro, Luís Carlos Dias, Zeca Baleiro, Anna Cláudia, Cláudio Pinheiro, Antonio Vieira, Flavia Bittencourt, Chico Maranhão, Nonato Buzar, Cláudio Fontana, Cecília Leite, Layrton e seus Teclados e Tom Kleber. Privilegiando a diversidade, o grupo recebeu artistas de estilos e posturas diferentes, como o soprano Fernando de Carvalho, o cantador João Chiador e a Bateria da Escola de Samba Amiga da Criança. Ainda na capital maranhense, o grupo resolveu percorrer escolas e faculdades, levando a música para estudantes e pessoas da comunidade.
O Som do Mará visitou ainda cidades do interior do Maranhão levando sua música para municípios como Codó, Caxias e Timon. O grupo percorreu 24 localidades, fazendo não apenas shows, mas trocando experiências com músicos, cantores e compositores das cidades nas quais se apresentou. O CD, batizado com o nome do grupo, foi lançado ano passado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira