São Luís apresenta alto índice de infestação rápida da dengue

Imirante.com Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 14h31

SÃO LUÍS - São Luís é uma das 170 cidades brasileiras em que foi feito o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti - LIRA. A partir do método, os agentes de saúde identificaram larvas do mosquito transmissor da dengue em 1,8 imóveis para cada grupo de 100 visitados.

Essa média é considerada pelo Ministério da Saúde como situação de alerta, por isso a população deve ficar atenta aos locais com água parada que podem se tornar criadouros do mosquito

Segundo Jarbas Barbosa, secretário de vigiçância e saúde do Ministério da Saúde, é importante que todos participem.

Continua após a publicidade..

- A prefeitura tem que participar fiscalizando cemitérios, tirando lixos de terrenos baldios e, a população tem que ser comunicada para que todos tomem consciencia - esclarece.

O LIRA permite a identificação em uma semana dos locais onde existem focos do Aedes aegypti. O levantamento é realizado no final do ano para se evitar, exatamente, surtos da doença no período de chuvas que vai de janeiro a maio e é mais propício para a reprodução do mosquito.

Ouça a reportagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.