SÃO LUÍS - No próximo sábado acontecerá o Dia D de Mobilização Municipal Contra a Dengue. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), contará com ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
Agentes dos Programas de Saúde da Família (PSF) e os Agentes Comunitários de Saúde (PACS) realizarão, durante todo o dia, mutirões nos bairros para conscientizar a população, cuja ação inclui visitas às casas e distribuição de material educativo com dicas importantes para combater a dengue. Carros fumacê também serão usados no trabalho de nebulização espacial.
Durante todo o ano, a Prefeitura de São Luís promove ações preventivas para minimizar a ação do mosquito, o que tem resultado na redução da incidência da doença. Em 2003, foram notificados 1.061 casos de dengue. Em 2004, esse número caiu para 526 casos.
Continua após a publicidade..
De acordo com o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Pedro Tavares, é necessária a participação da comunidade para se acabar com a proliferação do mosquito.
"Nunca é demais lembrar que é importante se adotar as medidas simples, como por exemplo, não deixar água acumulada", explica o coordenador.
Entre os cuidados para evitar a dengue, estão: vedar adequadamente caixas d´água, colocar areia nos pratinhos de vasos de planta, fechar bem os sacos plásticos utilizados para acondicionar o lixo e manter a lixeira tampada, retirar a água parada das lajes, colocar para recolhimento do serviço de limpeza os entulhos acumulados nos quintais e acondicionar adequadamente o lixo para evitar a atração de mosquitos.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.