Projeto artístico

Projeto Arte em Cores chega a quinta edição e celebra obras de artistas maranhenses

A iniciativa do projeto é uma forma de valorizar a arte urbana e impulsionar a cultura e economia criativa no Maranhão.

Na Mira, com informações da assessoria

Projeto Arte em Cores chega a sua quinta edição e celebra obras de artistas maranhenses. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - 5ª edição do Arte em Cores encerrou suas atividades com o lançamento da Galeria Virtual de 2024, nessa quinta-feira (12). A plataforma, que traz recursos de acessibilidade como tradução em Libras e ferramentas de configuração de leitura, apresentou as 52 obras produzidas ao longo desta edição, além dos perfis dos 50 artistas participantes e informações sobre a trajetória do projeto.

O Arte em Cores 5 percorreu 19 cidades nos dois estados, transformando espaços urbanos com arte e novos significados. No site www.arteemcores.art.br é possível navegar por todos os painéis produzidos e conhecer as obras dos artistas.

Foram realizados 50 painéis individuais, além de dois murais coletivos: um em São Pedro da Água Branca (MA) e outro em Ourilândia do Norte (PA). A cidade maranhense também recebeu um painel exclusivo criado pelo artista plástico Edermais, homenageado desta edição por sua importante contribuição à arte urbana e à cultura da região.

No Maranhão, as cidades que ganharam painéis do Arte em Cores 5 foram: Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Arari, Bacabeira, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Igarapé do Meio, Pindaré-Mirim, Santa Inês e São Pedro da Água Branca.

Continua após a publicidade..

Projeto Arte em Cores 

Com cinco edições realizadas ao longo de quatro anos, o Arte em Cores já beneficiou mais de 200 artistas, ampliando a visibilidade da arte urbana no interior do Maranhão e do Pará. Em 2024, o projeto teve duas edições: a quarta, que ocorreu entre abril e julho, e a quinta, que começou em agosto e se encerrou agora em dezembro com o lançamento da Galeria Virtual.

O principal objetivo do projeto é valorizar a arte como ferramenta de transformação cultural e social, além de contribuir para a revitalização de espaços públicos por meio da expressão artística. “O Arte em Cores é mais do que um projeto de pintura, é um movimento que conecta artistas, comunidades e história, ressignificando os espaços urbanos e promovendo o diálogo entre a arte e a identidade local”, comentou o curador do projeto, Gilberto Scarpa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.