História

Conheça o acervo do museu da Fundação da Memória Republicana Brasileira

O Imirante.com visitou o espaço que conta com 5.000 peças, entre obras raras, livros, pinturas e esculturas.

Na Mira

Atualizada em 07/09/2023 às 07h42

SÃO LUÍS -  O Imirante.com visitou recentemente o museu da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), espaço localizado no Convento das Mercês, no Centro Histórico da capital maranhense. No FMRB, é possível encontrar aproximadamente 5.000 peças, entre obras raras, livros, pinturas e esculturas, bem como presentes nacionais e internacionais recebidos pelo Patrono da Fundação, o ex-presidente José Sarney, o local atrai diariamente um público diversificado.

José Sarney foi o primeiro presidente civil após o período de Ditadura Militar no Brasil, e o único maranhense a ocupar o cargo em 132 anos de República. Ele governou de 1985 a 1990, e foi o último presidente eleito pelo voto indireto. Seu governo foi marcado pela promulgação da Constituição Federal em vigor até hoje, aprovada em 1988, e pelo esforço de tentar conter a alta inflação do período por meio do Plano Cruzado.

Na política internacional, o governo pós-ditadura procurou reconstituir a diplomacia neutra do Brasil, estabelecendo as bases de importantes acordos internacionais como o Mercosul e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O museu foi inaugurado em 2011 com o objetivo de preservar, promover e divulgar a memória republicana brasileira, em especial a República do Brasil, que foi proclamada em 15 de novembro de 1889. Além de suas exposições, o museu promove atividades educativas, como palestras, cursos e workshops, para incentivar o estudo e a pesquisa sobre a história republicana brasileira.

O acervo fica disponível para visitas de terça a sexta-feira, de 8h às 17h. Aos sábados, o museu abre das 9h às 17h. Já aos domingos, das 9h às 13h. O acesso é gratuito.

 

Continua após a publicidade..

 

 

 

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.