IMPERATRIZ - A luta contra o novo coronavírus (Covid-19) continua em diversos aspectos. Diversas medidas para evitar o contágio devem ser tomadas e a atenção aos alimentos deve ser redobrada.
Uma das primeiras medidas de higienização é lavar as mãos, de forma certa, com o uso de água e sabão, ou álcool em gel. A nutricionista Mariza de Sousa elencou uma série de dicas sobre a lavagem de frutas, verduras e demais comidas na volta das compras, seja do mercado ou da feira.
Para ela, “higienizar os alimentos quando chega em casa sempre é importante, mas devido à preocupação recente com a covid-19 a procura por meios de higienização correta tá mais frequente. Pois isso, lavar bem as cascas das frutas e os legumes com bicarbonato de sódio ou água sanitária, apropriada para alimentos, além de eliminar vírus e bactérias como o novo coronavírus, hepatite, salmonelose, também ajuda a eliminar alguns agrotóxicos e pesticidas presentes na casca do alimento”, comenta.
A nutricionista também orienta a usar uma escovinha para lavar a sujeira das frutas e legumes, como abacaxi, chuchu, laranja e etc. “Esses alimentos são mais porosos e podem alojar sujeira”, acrescenta. No terceiro passo, você deixa de molho por aproximadamente 15 min em um preparo de 1L de água para 1 colher de sopa de água sanitária ou bicarbonato de sódio. Depois você deve enxaguar bem e ter o cuidado para não misturar o alimento limpo com os outros ainda não higienizados para que não sejam contaminados novamente.
Continua após a publicidade..
É importante destacar que o alimento pode contrair o vírus se alguém contaminado o manusear. Mas, por precaução, as dicas da nutricionista reforçam ainda mais os cuidados neste período de pandemia da Covid-19.
Já a recomendação para hortaliças em geral, como alface, couve e rúcula, é importante lavar bem com água corrente, depois colocar na solução de hipoclorito ou bicarbonato, além de enxaguar bem. O vinagre as vezes é bem utilizado, elimina uma sujeira ou outra, mas não é o mais indicado.
Em relação aos alimentos que ficam em pacotes, como arroz ou feijão, muitos restaurantes estão borrifando o álcool 70 antes de guardar, para que fiquem higienizados. Os alimentos que serão cozinhados, eles podem ser lavados apenas com a escova, uma vez que a temperatura da água elimina as bactérias. Observar bem o rótulo da água sanitária, pois deve ser usada a específica para comidas.
Saiba Mais
- Chegou ao Maranhão a revolução em higienização, sanitização e desinfecção de ambientes com produtos 100% naturais
- Dia mundial reforça importância de lavar as mãos para prevenir doenças
- Erros de higiene na cozinha colocam a saúde em risco, aponta pesquisa
- Pandemia reafirma importância de um ato simples: lavar as mãos
- Álcool em gel nas mãos requer cuidado para evitar queimaduras graves
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira