CURURUPU - O MA Beach Film Festival é um evento internacional de cinema que será realizado no litoral do Maranhão. Em sua primeira edição, o Festival vai abordar o tema Memórias e Identidade com a parceria de festivais da Colômbia e de Portugal. A programação inclui mostras competitivas, exibição de filmes, palestras e oficinas.
O evento pretende contribuir com o desenvolvimento dos setores cultural, artístico e turístico da região, com foco na economia criativa, considerando o potencial cenário cinematográfico do Estado. As inscrições são gratuitas e estão abertas para filmes de curta e longa-metragem até o dia 30 de julho no site www.mabeachfilm.com.
O festival é promovido pela Yabá Filmes e vai acontecer em formato presencial, de 9 a 15 de outubro, em Cururupu, que é um dos portais de entrada para a Floresta dos Guarás ou Reentrâncias Maranhenses. O município possui acervo arquitetônico colonial da metade do século XIX e é composto por comunidades quilombolas e por ilhas pesqueiras. Neste paraíso, em plena Amazonia Legal, está o Parque Estadual Marinho do Parcel de Manoel Luís.
Cururupu também é palco de manifestações artísticas e culturais como o bumba meu boi costa de mão, tambor de crioula, artesanatos, além de uma rica culinária. O município preserva histórias e lendas como a do touro encantado da Ilha de Lençóis e o pequizeiro da mulata.
Continua após a publicidade..
De acordo com a coordenadora do festival, a cineasta Milena Carvalho, o evento terá duas mostras exclusivas para os moradores. “A ideia é colaborar com a preservação e divulgação da cultura local. Assim, as pessoas vão contar suas histórias em filmes, com o olhar e o sentimento de quem vive o dia a dia da cidade”, explicou a cineasta.
Homenageado
O MA Beach Film Festival irá homenagear o cineasta Clementino Junior. Ele é educador audiovisual e ambiental, doutor e mestre em educação, pesquisador do GEASur e fundador do Cineclube Atlântico Negro (CAN) e do CineGEASur, que são cineclubes focados no protagonismo e autoria negros, nas lutas ambientais e nos direitos humanos. Clementino realizou 29 filmes, sendo dois longas-documentários e 27 curtas-metragens de diversos gêneros e linguagens.
Saiba Mais
- Os filmes mais comentados de 2024: Deadpool & Wolverine domina as atenções
- Ghostbusters ganha nova animação e série animada pela Sony e Netflix
- Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual e ambiente hostil no set de "É Assim que Acaba"
- Novo filme de James Bond é interrompido em meio a planos de reformulação da franquia
- Capitão América: Admirável Mundo Novo revela novas imagens
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira