MÚSICA

Flaira Ferro lança novo álbum com participação de Lenine e Elba Ramalho

O conceito do álbum foi inspirado pelas reflexões de Flaira durante o puerpério, após o nascimento de seu primeiro filho.

Na Mira

Atualizada em 28/03/2025 às 14h30
Flaira Ferro lança novo álbum com participação de Lenine e Elba Ramalho.
Flaira Ferro lança novo álbum com participação de Lenine e Elba Ramalho. (Divulgação)

BRASIL - A cantora, compositora e dançarina Flaira Ferro apresenta seu novo álbum, "Afeto Radical", lançado nesta sexta-feira (28). Este é o terceiro trabalho autoral da artista pernambucana e sinaliza uma nova fase em sua carreira, misturando ritmos populares nordestinos com influências do rock, pop e música eletrônica, em uma abordagem contemporânea e experimental.

Gravado entre Recife e São Paulo sob a produção de Guilherme Kastrup, "Afeto Radical" traz 11 faixas inéditas e colaborações com grandes nomes da música brasileira, incluindo Lenine, Elba Ramalho e Laís de Assis. O projeto conta ainda com a participação de Dora Morelenbaum nos arranjos de cordas e Vanessa Moreno nos vocais de apoio, além de parcerias com compositores de Pernambuco e Paraíba.

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Flaira destacou a importância das colaborações: “Lenine e Elba Ramalho são artistas que sempre admirei pela forma como conectam a cultura popular nordestina a outras estéticas musicais. Tê-los no disco foi uma experiência muito especial”.

Lenine participa da faixa-título, "Afeto Radical", que traz uma fusão do frevo com o rock, enquanto Elba Ramalho contribui com sua voz na canção "Os Ânimos", influenciada pelo maracatu rural e pela capoeira. Flaira enfatizou que essas parcerias não só enriqueceram o som do álbum, mas também fortaleceram seu desejo de criar música que respeite as raízes culturais, sem deixar de explorar novas possibilidades.

O conceito do álbum foi inspirado pelas reflexões de Flaira durante o puerpério, após o nascimento de seu primeiro filho. A maternidade permeia o projeto, que aborda questões como a aceleração da vida, a padronização de desejos e a precariedade da indústria alimentícia. “O frevo é uma expressão viva, sempre se reinventando. Minha intenção em 'Afeto Radical' foi trazer essa essência de mudança e liberdade para o diálogo com outras sonoridades”, afirmou.

Além disso, o álbum inclui referências a artistas como Alceu Valença, Cátia de França, Mutantes, Rosalía, Stomp e Itamar Assumpção. O projeto foi financiado pelo Funcultura, sendo o primeiro trabalho de Flaira a ser contemplado por uma lei de incentivo.

O single "Afeto Radical" foi lançado em fevereiro e ganhou um clipe gravado no centro do Recife, dirigido por Mary Gatis, com coreografia elaborada por Flaira em colaboração com as dançarinas Inaê Silva e Gabi Carvalho.

Confira: 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.