Luto

Morre, aos 77 anos, a autora Maria Carmem Barbosa

Maria criou histórias como as de "Salsa e Merengue" (1996), "A Lua me Disse" (2005) e "Toma Lá Dá Cá" (2007).

Na Mira

Autora e produtora participou de programas de Chico Anysio e foi parceira de Miguel Falabella. (Foto: Leo Martins/ Memória Globo)

BRASIL - Morreu, na madrugada desta sexta-feira (22), aos 76 anos, a autora Maria Carmem Barbosa. Ela ficou muito conhecida por assinar obras como as novelas Olho no Olho (1993), Salsa e Merengue (1996), A Lua Me Disse (2005) e Toma Lá Dá Cá (2007).

Maria Carmem estava internada há dois meses na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A roteirista sofria de Mal de Alzheimer, e recentemente teve uma queda brusca de pressão e uma parada cardiorrespiratória. 

A morte da autora foi divulgada pelo ator Miguel Falabella no Instagram, o artista publicou uma homenagem para a eterna amiga: "A vida é sempre surpreendente. Acabei de postar uma homenagem pelo aniversário de Zezé e recebo a notícia da passagem de Maria Carmem Barbosa, minha parceira e amiga por anos incontáveis. Escrevemos juntos novelas, peças e roteiros, viajamos juntos, sonhamos e idealizamos projetos, foi uma amizade daquelas que ficam gravadas nas estrelas.  

Continua após a publicidade..

"Eu poderia passar alguns dias contando histórias sobre nós dois e, na verdade, deixei de conta-las porque Maria Carmem já tinha nos deixado há alguns anos, quando resolveu que dava o viver já por vivido e saiu do ar, com muita rapidez, desligando-se do mundo. Agora, veio a morte física. E o dia fervilha de lembranças! Amiga querida, parceira de tantas aventuras, descanse! Você merece!", finalizou Falabella.

No início dos anos 1970, por intermédio do pai, ela começou a trabalhar na Globo, como produtora na linha de shows da emissora, tornando-se uma das primeiras mulheres a realizar o trabalho de produção no grupo.

Ela fez um estágio curto no "Satiricom" (1973), uma sátira de programas de televisão escrita por seu pai e Max Nunes, e protagonizada por Jô Soares e Renato Corte Real. Mas logo começou a trabalhar com Chico Anysio, em "Chico City", programa em que o humorista encarnava diversos dos seus personagens. De lá, foi para "Azambuja & Cia", que na época era um quadro de Chico Anysio no "Fantástico'.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.