BRASIL - A trajetória da fotografia brasileira é revelada no documentário inédito Fotografação, filme que a TV Brasil estreia na faixa Cine DOC deste domingo (21), às 23h. Com direção de Lauro Escorel, a película nacional traça um panorama sobre a fotografia no país desde seu advento até os dias atuais.
Com depoimentos emocionantes e imagens de arquivo incríveis, a obra traz um recorte sobre o trabalho dos principais nomes dessa arte e aborda o impacto das novas tecnologias e da fotografia digital na sociedade contemporânea. Além da janela na telinha, a produção fica disponível no app TV Brasil Play.
Célebres personagens da imagem
O documentário em cartaz na programação da TV Brasil apresenta os primeiros fotógrafos a atuarem no país, ainda no século XIX, como Marc Ferrez e Augusto Malta. O filme também passa pelos registros fotográficos do modernista Mário de Andrade.
O destaque da produção, no entanto, está na investigação do trabalho desenvolvido por importantes profissionais envolvidos na prática da fotografia moderna. A proposta é apurar os pormenores da obra de ícones como Hildegard Rosenthal, José Medeiros, Marcel Gautherot, Pierre Verger e Maurren Bisiliat.
Os depoimentos são marcados pela tônica afetiva e merecem espaço na trama de narrativas presente no doc Fotografação. A montagem contempla dados históricos, biográficos e uma seleção de imagens fascinantes. O conteúdo é associado a entrevistas com os principais especialistas em fotografia no país.
Continua após a publicidade..
A produção também revela a conexão entre a fotografia e o cinema brasileiros. O documentário se vale de algumas imagens de filmes nacionais em que Escorel atuou como diretor de fotografia. A ideia é observar o uso das técnicas anteriores e buscar entender os resultados da proliferação da imagem digital.
Processo de realização do filme
O documentário destaca momentos marcantes da história da fotografia nacional a partir da perspectiva de Lauro Escorel, atuante diretor de fotografia do cinema brasileiro. O processo de pesquisa para realização da película durou três anos e resultou em uma produção rica em depoimentos e imagens históricas.
O cineasta buscou elos de ligação entre os fotógrafos e suas imagens para construir a narrativa e selecionar os entrevistados que seriam abordados na tela. O filme focaliza a representação do país na obra de diversos profissionais e reflete sobre o impacto das fotos digitais no cenário atual.
Saiba Mais
- Fotógrafa brasileira Anne Lucy é premiada no concurso internacional de fotografia de parto
- Dia Mundial da Fotografia é celebrado em São Luís
- Mostra fotográfica UBUNTU ganha exposição nas ruas de São Luís
- Exposição reúne fotografias feitas em câmeras artesanais em São José de Ribamar
- Artista de SP faz fotografia encenada no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira