BRASIL - Existem muitas explicações para o surgimento do Dia da Mentira, todavia a que ficou mais conhecida começa na França, mais precisamente no reinado de Carlos 9º (1560-1574). Desde o início do século XVI, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril. As festas incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro.
Em 1562, o papa Gregório 13 mudou o calendário para todo o mundo cristão, fazendo assim surgir o conhecido calendário gregoriano. Nesse novo sistema o ano-novo caía em 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data.
Continua após a publicidade..
Aqueles que sabiam que o calendário havia mudado passaram a zombar dos que resistiam à troca da data, com todo tipo de brincadeira. Chamados de “bobos de abril”, costumavam receber convites falsos para festas de Ano Novo e presentes inusitados no dia 1ª de abril.
Aqui no Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado no 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez a 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Saiba Mais
- Saiba por que 1º de abril é o Dia da Mentira em diversos países
- Conheça a história de 1º de abril, Dia da Mentira
- Fernando faz brincadeira de 1º de abril com Maiara e é bloqueado
- Cinco mentiras que as pessoas contam a si próprias para consumir sem culpa
- Cinco mentiras que contamos para consumir sem culpa
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira