Crie seu jogo ou aplicativo!

Games e Apps: abertas inscrições para Prêmio Ferreira Gullar

O prêmio está com inscrições abertas até o próximo dia 30 de junho.

Arlan Azevedo / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
Ferreira Gullar. (Fernando Frazão / Agência Brasil)

BRASIL – Ferreira Gullar está mais próximo da tecnologia que nunca. Estudantes do ensino médio e fundamental têm o desafio de criar aplicativos para smartphones e jogos virtuais, com base em referências da obra do poeta, e podem receber por isso.

Ao todo, são destinados R$ 30 mil para premiar estudantes das redes pública e privada de ensino que desenvolverem jogos eletrônicos ou aplicativos que incentivem a leitura e, sobretudo, o conhecimento da obra do poeta Ferreira Gullar.

O Prêmio Literário Ferreira Gullar está com inscrições abertas até o próximo dia 30 de junho. A premiação surge para democratizar o acesso à cultura e facilitar o contato com a leitura. Esse edital tem o objetivo de homenagear o escritor maranhense Ferreira Gullar, morto em dezembro de 2016.

Você tem acesso ao edital completo no site do Ministério da Cultura.

Continua após a publicidade..

Ferreira Gullar

Ferreira Gullar (1930-2016), pseudônimo de José de Ribamar Ferreira, foi um poeta, crítico de arte e ensaísta brasileiro. Abriu caminho para a "Poesia Concreta" com o livro A Luta Corporal. Organizou e liderou o movimento literário "Neoconcreto". Recebeu o Prêmio Camões, em 2010. Em 2014, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

Ferreira Gullar (1930-2016) nasceu em São Luís, Maranhão, no dia 10 de setembro de 1930. Iniciou seus estudos em sua cidade natal. Com 13 anos passou a se dedicar à poesia. Com 18 anos começou a assinar Ferreira Gullar e publicou seu primeiro livro de poesias intitulado Um Pouco Acima do Chão. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde atuou como jornalista. Participou do Centro Popular de Cultura da extinta União Nacional do Estudante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.