Alcione vence mais uma vez o Prêmio da Música Brasileira. Na 25ª edição do evento, a Marrom conquista o prêmio de melhor cantora de samba. Entre os homens do samba, o cantor escolhido foi Zeca Pagodinho.
O 25º Prêmio da Música Brasileira, que aconteceu nesta quarta-feira (14), no Theatro Municipal do Rio, homenageou durante a abertura do evento o samba e os cantores que morreram no último ano Jair Rodrigues, Reginaldo Rossi e Dominguinhos. A versão do 25º Prêmio da Música Brasileira em São Luís, ocorrerá na próxima terça-feira, dia 20 de maio, no Teatro Artur Azevedo.
Para simbolizar a homenagem, o evento transmitiu uma participação antiga de Jair no prêmio. No vídeo, ele dizia que aquela noite era a mais feliz de sua vida. O cantor morreu na última quinta-feira (8), aos 75 anos, em sua casa em Cotia, na Grande São Paulo. De acordo com o IML (Instituto Médico Legal), a causa da morte foi um infarto do miocárdio.
Em seguida, Gilberto Gil e Mariene de Castro cantaram a música "É Luxo Só", conhecida na voz de João Gilberto. Com apresentação de Camila Pitanga e Mateus Solano, a premiação incentiva a descoberta de talentos e premia artistas consagrados e novos. Neste ano, o samba é homenageado.
"Nem sempre o samba foi recebido pela porta da frente do Theatro Municipal", disse Solano, antes de anunciar os convidados especiais Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Almir Guineto. Eles interpretaram ao vivo as músicas "Dor de Amor", " Pedi ao Céu" e "Vai Vadiar".
Outras Categorias
Na categoria "MPB", os felizardos foram Milton Nascimento e Maria Bethânia. Ela ganhou o prêmio por 21 vezes e participou do evento cantando as músicas "Santo Amaro ê ê", "Quixabeira", "Reconvexo", "Minha Senhora" e "Viola Meu Bem".
As cantoras Leci Brandão e Fabiana Cozza, que representaram autores e intérpretes de São Paulo, reviveram os hits "Chorei" (Paulo Cesar Pinheiro e Eduardo Gudin), "Saudosa Maloca" (Adoniran Barbosa) e "Volta por Cima"(Paulinho Vanzolini) em homenagem a eles.
Na categoria "Canção Popular", o melhor álbum foi "Reencontro", de Cauby Peixoto e Ângela Maria. Já a melhor dupla foi para Chitãozinho e Xororó e o melhor grupo Monobloco.
Péricles e Angelique Kidjo também estiveram no palco da premiação. Para encerrar as participações especiais, Paulinho da Viola interpretou as canções "Onde a Dor Não Tem Razão", "Timoneiro" e "Foi um Rio que Passou Em Minha Vida", que contou com as sonoridades de Hamilton de Holanda e da bateria da Portela.
Continua após a publicidade..
Veja a lista de ganhadores:
Categoria "Canção Popular"
Melhor álbum "Reencontro"
Melhor dupla Chitãozinho e Xororó
Melhor cantor Cauby Peixoto
Melhor cantora Angela Maria
Projeto especial - Caymmi
Álbum eletrônico Carnaval beat club vol 1
Álbum erudito Heitor Villa Lobos - sinfonia número 6 e 7
Infantil Arca de Noé
Língua estrangeira - Canta Billie Holiday in Rio - Leila Maria
Categoria regional
Melhor álbum Zulusa de Patricia Bastos
Melhor dupla Caju e Castanha
Melhor grupo Quinteto violado
Melhor cantor - Sergio Reis
Melhor cantora - Patricia Bastos
Categoria instrumental
Melhor álbum Mundo de Pixinguinha de Hamilton de Holanda
Melhor solista Hamilton de Holanda
Melhor grupo Spokfrevo Orquestra
Categoria projeto visual e arranjador
Projeto visual Adriana Calcanhoto e Fernanda Villa Lobos - Arca de Noé
Arranjador Gilson Peranzatta
Categoria MPB
Melhor álbum Edu Lobo e Metropole Orkest
Melhor grupo Boca Livre
Melhor cantor Milton Nascimento
Melhor cantora Maria Bethania
Categoria samba
Melhor álbum "Se me chamar, ô sorte", de Wilson das Neves
Melhor grupo Sururu na roda
Melhor cantor Zeca Pagodinho
Melhor cantora Alcione
Categoria pop, rock, reggae hip hop, funk
Melhor álbum "Atento aos Sinais", de Ney Matogrosso
Melhor grupo Passo Torto
Melhor cantor Ney Matogrosso
Melhor cantora Gal Costa, representada por Moreno Veloso
Saiba Mais
- Prêmio da Música Brasileira divulga indicados; Alcione é homenageada
- Prêmio da Música Brasileira ocorre hoje, no TAA
- Versão do 25º Prêmio da Música Brasileira em São Luís será nesta terça-feira
- Samba: "o sétimo no gosto do brasileiro, mas não deixa de ser soberano"
- Alcione concorre como melhor cantora de samba no Prêmio da Música Brasileira
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.