ATUALIDADES

Os riscos do uso indiscriminado das canetas emagrecedoras ilegais

Endocrinologista e ortopedista reforçam a necessidade de acompanhamento médico

Mirante News FM

Atualizada em 22/07/2026 às 12h38
Herialdo Pelúcio e Raul Franklim em entrevista ao Atualidades, com Marcelo Rodrigues e Anna Clara Dias. (Wesly Lima/Mirante News FM)

SÃO LUÍS – O Atualidades desta quarta-feira (22) debateu os perigos do uso sem orientação e do contrabando das chamadas "canetas emagrecedoras". A discussão contou com a participação do endocrinologista Herialdo Pelúcio e do ortopedista Raul Franklin. Os médicos alertaram tanto para o risco biológico do consumo de fármacos ilegais ou mal armazenados, vindos sem regulação da Anvisa, quanto para os danos físicos causados pelo emagrecimento acelerado sem suporte nutricional adequado.

Durante o bate-papo, os especialistas explicaram que a perda rápida de peso sem o devido acompanhamento pode resultar na perda excessiva de massa muscular e na redução da densidade óssea, podendo evoluir para quadros de osteopenia, osteoporose e fraturas. 

Veja.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.