PONTO FINAL

Câncer de pênis acende alerta no Fevereiro Laranja e médico defende prevenção no Carnaval

Câncer de pênis pode levar à amputação; especialista reforça higiene, preservativo e diagnóstico precoce.

Mirante News FM

Atualizada em 13/02/2026 às 07h23
Dr. Paulo Roberto em entrevista ao Ponto Final com Jorge Aragão. (Wesly Lima / Mirante News FM)

SÃO LUÍS - O câncer de pênis foi o principal tema da entrevista com o médico urologista Paulo Roberto no programa Ponto Final, da Mirante News FM, nesta quinta-feira (12), dentro da campanha Fevereiro Laranja. Durante a conversa, o especialista chamou atenção para a gravidade da doença e os riscos da falta de prevenção. 

“Em casos mais avançados, tem que fazer a amputação do pênis”, frisou.

Ao longo da entrevista, o médico explicou que a principal forma de prevenção é a higiene adequada do órgão genital. Segundo ele, homens com dificuldade de expor a glande, especialmente em casos de fimose, devem procurar avaliação médica para evitar complicações. Ele também alertou para sinais como ferida que não cicatriza, sangramento persistente e íngua na virilha.

Falta de higiene e desinformação estão entre os fatores de risco

Durante a entrevista, Paulo Roberto afirmou que a falta de higiene é o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença. Ele também destacou a influência do HPV e a resistência de muitos homens em buscar atendimento médico.

“Eu acredito que é muito a falta de acesso à informação, de saber que isso pode acontecer”, declarou ao comentar por que o Brasil ainda registra altos índices da doença.

O médico reforçou ainda a importância do uso de preservativo, especialmente no período de Carnaval, para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis como HPV, HIV e sífilis. Ele orientou que qualquer alteração no órgão genital deve ser avaliada por um urologista, evitando a automedicação.

Assista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.