SÃO LUÍS – A Sociedade Recreativa Favela do Samba, uma das mais tradicionais escolas de samba de São Luís, leva para a avenida em 2026 o enredo “Nelinha do Babaçu”, exaltando a força feminina e a resistência social maranhense. No Atualidades desta sexta-feira (30), o diretor de Carnaval, João Moraes, reforçou a identidade da Favela do Samba em unir ancestralidade, luta e consciência coletiva.
Nelinha do Babaçu
O samba-enredo homenageia Cornélia Rodrigues, conhecida como Nelinha do Babaçu, que também participou da entrevista, mulher nascida em Palmeirândia e símbolo de garra, superação e compromisso social. Filha de lavrador e de quebradeira de coco, Nelinha enfrentou desde cedo dificuldades socioeconômicas, construiu sua independência e tornou-se liderança em projetos voltados à inclusão social, preservação ambiental e valorização das quebradeiras de coco babaçu.
Hoje, como uma das responsáveis pelo Projeto Palma Monjardim, atua na transformação da realidade da baixada maranhense, inspirando o enredo que a Favela do Samba apresenta como celebração da mulher, da natureza e da justiça social no Carnaval de 2026.
“Ela [Favela do Samba] não está falando da Nelinha do Babaçu. Ela está falando de mulheres do Maranhão que mantém a maior floresta do planeta […] Então eu acho que é muito bom que a favela está falando de mulher, da força da mulher. Como que no Maranhão nós já fomos responsáveis por uma indústria” disse Nelinha do Babaçu.
VEJA.
Saiba Mais
- Léo Santana comanda pré-Carnaval na Avenida Litorânea neste domingo (1º)
- Ivete brinca ao errar nome do grupo Argumento durante show na Litorânea
- Veja as linhas de ônibus para o Vem pro Mar na Av. Litorânea
- Avenida Litorânea recebe Ivete e mais atrações neste domingo de pré-Carnaval
- Blocos tradicionais e reggae animam pré-Carnaval no Centro de São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.