ABRINDO O VERBO

FAPEMA celebra 20 anos do "Oscar da Ciência Maranhense"

Cerimônia reúne 64 talentos e consolida a ciência como eixo estratégico para o desenvolvimento do Maranhão.

Mirante News FM

Atualizada em 21/01/2026 às 14h23
O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, durante entrevista ao Abrindo o Verbo com Rodrigo Bomfim. (David Bryan / Mirante News)

SÃO LUÍS – O início de 2026 será marcado por uma grande celebração da ciência no Maranhão. Nesta quarta-feira (21), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) realiza a cerimônia de entrega do Prêmio FAPEMA 20 anos, considerado o “Oscar da Ciência Maranhense.” 

O evento tem como tema “Construindo o futuro do Maranhão” e deve reunir pesquisadores, estudantes, empreendedores, comunicadores e autoridades. Em entrevista ao programa Abrindo o Verbo, da Mirante News FM, o presidente da FAPEMA, Nordman Wall, destacou que a premiação simboliza resistência e valorização do trabalho científico desenvolvido no Maranhão. 

“Nada melhor do que reconhecer esse trabalho árduo, que muitas vezes acontece de forma silenciosa. São pessoas talentosas, que estão ali criando soluções para dificuldades do dia a dia, e esse reconhecimento já acontece há 20 anos, o que mostra maturidade e resistência”, afirmou.

Sobre a Edição

Nesta edição comemorativa, 64 talentos serão premiados em diferentes categorias, com valores que variam entre R$ 2.250 e R$ 10 mil, além de troféus e certificados. Entre as novidades estão as categorias Empreendedorismo e Pesquisador Destaque FAPEMA 20 anos, além da ampliação da Comunicação Científica, que passa a contemplar os segmentos Impresso e Digital, Radiojornalismo e Telejornalismo. 

“A ciência estuda, faz e transforma em tecnologia e inovação. E comunicar isso é fundamental, mostrar para o mundo o que os nossos pesquisadores produzem”, ressaltou.

Além da premiação, a cerimônia também prestará homenagens a personalidades que contribuíram para o fortalecimento da ciência e da educação no Brasil, com a entrega da Medalha de Mérito Científico e Tecnológico do Maranhão, a maior honraria da Fundação.

Assista a entrevista na íntegra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.