SÃO LUÍS – O Bloco Afro do Grupo de Dança Afro Malungos (GDAM) integra a programação do Carnaval 2026 na capital maranhense e será uma das atrações do terceiro grito de carnaval, neste domingo (11), no bairro da Madre Deus. Em entrevista ao Abrindo o Verbo, da Mirante News FM, o coordenador do grupo, Cláudio Adão, destacou que este será um ano especial para a instituição, que completa 40 anos de fundação em agosto.
Segundo Cláudio, o Bloco Afro do GDAM é um dos principais instrumentos de comunicação e resistência cultural do grupo. “O Bloco Afro é um dos elementos culturais de resistência do grupo. A gente chama de produto cultural do grupo GDAM”, explicou. Para o Carnaval 2026, o bloco desfila com o tema “40 anos de axé e resistência”, em homenagem à trajetória da instituição.
No domingo, a programação começa às 17h, no Largo do Caroçudo, com o palco do GDAM reunindo crianças, adolescentes, jovens, educadores e familiares envolvidos nos projetos sociais do grupo. Além do Bloco Afro, Cláudio Adão também destacou a programação do Bloco do Reggae, que integra o calendário oficial do Carnaval. O tema deste ano será “O primeiro amor a gente nunca esquece”.
O GDAM também participa de outros momentos do pré-carnaval, como o cortejo dos Blocos Afros no dia 30 de janeiro, saindo da Praça Deodoro, além de manter atividades culturais ao longo do ano.
Assista a entrevista na íntegra.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.