PONTO FINAL

Saúde do Maranhão em equilíbrio: secretário Tiago Fernandes faz balanço de 2025

Saúde do Maranhão foi o foco da entrevista concedida ao programa Ponto Final, da Mirante News FM, com apresentação de Jorge Aragão.

Mirante News FM

Atualizada em 29/12/2025 às 11h16
Secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes em entrevista ao programa Ponto Final com Jorge Aragão. (Wesly Lima / Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Saúde do Maranhão foi o tema central da entrevista concedida pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ao programa Ponto Final, da Mirante News FM, na manhã desta segunda-feira (29). Durante a conversa, o gestor fez um balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2025, abordando avanços na atenção primária, expansão de serviços especializados, cirurgias, diálise, transplantes e os desafios enfrentados pela saúde pública.

“A palavra equilíbrio, ela pode resumir muito bem as ações e os vindouros que essa equipe teve ao longo desses últimos 12 meses” destacou Tiago Fernandes.

Avanços, desafios e a construção de uma rede mais equilibrada

A Saúde do Maranhão avançou de forma estruturada ao longo de 2025, segundo destacou o secretário Tiago Fernandes, ao enfatizar a consolidação da atenção primária por meio do programa Cuidar de Todos, o fortalecimento da vigilância epidemiológica, o crescimento expressivo no número de procedimentos cirúrgicos e a interiorização dos serviços de alta complexidade. O secretário ressaltou que o Estado ampliou significativamente o acesso da população a cirurgias, mutirões especializados e tratamentos como hemodiálise, além de reduzir o deslocamento de pacientes para São Luís, com a inauguração e fortalecimento de unidades regionais.

Tiago Fernandes também abordou os gargalos administrativos, especialmente relacionados ao fornecimento de medicamentos especializados, defendendo a necessidade de ajustes legais para garantir mais agilidade em situações emergenciais. O secretário reforçou que os desafios permanecem, mas que o Estado já construiu os caminhos para enfrentá-los, com planejamento, dados epidemiológicos e integração entre municípios, Estado e Governo Federal. 

“A alegria e a segurança que eu tenho junto a uma grande equipe técnica, responsável, e que a cada decisão que toma é com base em dados epidemiológicos. Tem muitos caminhos a serem percorridos? Tem, mas a gente já sabe o caminho e tem a segurança de como percorrer” frisou o secretário.

Assista.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.