Saúde do viajante: Cuidados durante as férias
As doenças mais comuns nessa época são as viroses respiratórias e gastrointestinais, infecções alimentares, dengue, Covid-19 e outras enfermidades transmitidas por água, alimentos contaminados ou pela picada do mosquito Aedes aegypti.
SÃO LUÍS - Com a chegada das férias de fim de ano, o fluxo de viagens aumenta e, junto com ele, a exposição a situações que podem impactar a saúde. Mudanças de clima, alimentação fora da rotina, contato com grande número de pessoas e a permanência em novos ambientes exigem atenção redobrada para que o período de descanso não seja interrompido por problemas de saúde.
Nesta sexta-feira (26), no PodCast Atualidades, na Mirante News FM, a médica de família e comunidade Rosana Castello Branco, alertou para as doenças mais comuns nessa época, que são as viroses respiratórias e gastrointestinais, infecções alimentares, dengue, Covid-19 e outras enfermidades transmitidas por água, alimentos contaminados ou pela picada do mosquito Aedes aegypti. A prevenção começa antes mesmo da viagem, com a atualização do cartão de vacinação, que deve incluir imunizantes de rotina e aqueles indicados conforme o destino, como gripe e Covid-19.
Durante a viagem, cuidados básicos fazem toda a diferença. É importante consumir apenas água potável, dar preferência a alimentos bem cozidos e evitar produtos de procedência duvidosa. A higiene das mãos, com água e sabão ou álcool em gel, continua sendo uma das medidas mais eficazes para prevenir infecções. O uso de repelentes e roupas que protejam braços e pernas é fundamental, especialmente em áreas com maior incidência de dengue e outras arboviroses.
“É interessante você ter a vacina da gripe, a da influenza atualizada, a da covid atualizada, para que você possa viajar com mais segurança”, destacou Rosana.
Assista.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.