ATUALIDADES

Prova da OAB: por que tantos candidatos reprovam e como se preparar melhor para o exame

A Ordem dos Advogados do Brasil acontece dia 21 de dezembro.

Mirante News FM

Atualizada em 18/12/2025 às 12h54
Ivane Rodrigues e Robson Mourão em entrevista ao Atualidades, com Marcelo Rodrigues. (Anna Clara Dias / Mirante News FM)

SÃO LUÍS – Com a proximidade da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), marcada para o dia 21 de dezembro, cresce o debate sobre os altos índices de reprovação no exame, considerado um dos mais desafiadores do país. 

No Atualidades desta quinta-feira (18), os advogados Ivane Rodrigues e Robson Mourão destacam que o Exame de Ordem exige não apenas conhecimento teórico, mas também estratégia e equilíbrio emocional. Para aumentar as chances de aprovação, os especialistas recomendam um cronograma de estudos realista, revisões constantes, resolução de questões anteriores e atenção à saúde mental, destacando que o preparo adequado pode tornar o desafio mais acessível aos futuros advogados.

“Então, para o exame de ordem, esse foco no estudo tem que ser direcionado também […] eu vou focar mais na lei, na doutrina, na jurisprudência, é igualmente 33% para cada um, é mais para um, é mais para outro? E aí nós temos que observar o cargo. O cargo é para exercer a advocacia? um cargo de fundo constitucional? Então, logicamente, a prova tem esse direcionamento. Ele faz um questionamento em penal e pergunta, você na qualidade de advogado, o que você faria no civil do mesmo jeito? Então não é ler por ler aleatoriamente” disse Robson Mourão.

Veja.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.