ABRINDO O VERBO

"Depressão infantil não é frescura", alerta psicóloga

Em entrevista ao Abrindo o Verbo, Janicelma Fernandes explica sinais, causas e caminhos para o cuidado emocional de crianças e adolescentes.

Mirante News FM

Janicelma Fernandes, psicóloga, durante entrevista ao Abrindo o Verbo com Rodrigo Bomfim. (David Bryan / Mirante News)

SÃO LUÍS – Nesta quinta-feira (18), a psicóloga Janicelma Fernandes concedeu entrevista ao programa Abrindo o Verbo, da Rádio Mirante News, para falar sobre depressão e ansiedade infantil. Durante a entrevista, ela reforçou que os transtornos emocionais também afetam crianças e adolescentes e precisam ser levados a sério desde os primeiros sinais.

“Crianças também adoecem emocionalmente e precisam de tratamento”, alertou a psicóloga.

Ao falar sobre o reconhecimento desses quadros, a especialista destacou que o sofrimento emocional infantil muitas vezes é deslegitimado. “A gente tá falando de um transtorno mesmo, que acomete crianças, adolescentes e adultos”, afirmou. Segundo ela, estudos comprovam que os sintomas existem, ainda que se manifestem de formas diferentes.

Fernandes também reforçou o papel da família e da busca por ajuda especializada, alertando para os riscos do atraso no cuidado. “Não é frescura, se você tem alguém aí ao seu lado que tá vivenciando essa situação, procure ajuda, porque depressão é um transtorno”, disse.

Assista a entrevista na íntegra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.