PONTO FINAL

Ceprama celebra 36 anos com revitalização e novo auditório

Centro de Produção de Artesanato do Maranhão realiza evento especial e destaca ações que fortalecem o turismo e o artesanato local.

Mirante News FM

Atualizada em 21/10/2025 às 07h44
Silvério Costa Júnior, gestor do Ceprama e Jorge Beckman, coordenador de Projetos Especiais do Ceprama em entrevista ao Ponto Final com Jorge Aragão. (Wesly Lima / Mirante News FM)

SÃO LUÍS - O Centro de Produção de Artesanato do Maranhão (CEPRAMA) completa 36 anos de história e comemora a data com uma série de atividades voltadas à revitalização do espaço e valorização do artesanato maranhense. Em entrevista ao programa Ponto final na Mirante News FM, o gestor do CEPRAMA, Silvério Costa Júnior, e o coordenador de projetos especiais, Jorge Beckman, falaram sobre o novo momento da instituição, que ganha novo auditório, ações culturais e projetos que buscam aproximar o público do centro histórico da capital.

Ceprama revitalizado e novos projetos

De acordo com o gestor, o processo de revitalização teve início ainda na gestão anterior e agora chega a uma fase de consolidação, com melhorias estruturais como o retelhamento do prédio, a reforma das carruagens, o auditório completamente renovado e a criação de novos espaços culturais, como o Pôr do Sol CEPRAMA.

Já o coordenador Jorge Beckman reforçou que o centro é mais do que um espaço de exposição:

“O CEPRAMA é um universo que contempla todos os sabores, cores e ritmos.”

Entre as ações em andamento está o projeto Vila Arte, que integra a área de projetos especiais. Em parceria com a CEAP, o centro recebeu 20 novos balcões de exposição e aguarda a chegada de outros 40. Além da valorização do artesanato, o CEPRAMA vem fortalecendo seu papel social, com parcerias com universidades para ações comunitárias e atendimento jurídico e previdenciário aos artesãos. Outro destaque é o espaço municipalista do artesanato maranhense, que reúne peças de dez municípios e deve ser ampliado para incluir mais localidades.

“A pretensão é despertar o maranhense para o turismo interno”, frisou Beckman.

Ceprama, história e cultura no Maranhão

O gestor Silvério Costa Júnior também resgatou a história do prédio, construído em 1891 para funcionar como uma fábrica de tecidos com fibra de cânhamo e algodão. Após ser desativada na década de 1970, a estrutura foi transformada no CEPRAMA em 1989, durante o governo de Epitácio Cafeteira, consolidando-se como o principal centro de artesanato do estado. O espaço abriga hoje artesãos de diversas tipologias, contemplados por edital da Secretaria de Turismo (SETUR), além de receber eventos culturais. 

A comemoração desta segunda-feira (20) inclui a inauguração do novo auditório às 14h, seguida de um ciclo de palestras com temas voltados à história do centro, previdência e economia solidária. A programação conta ainda com a exposição fotográfica “Retratos da Ancestralidade”, que retrata quilombolas de Cantanhede, bênção do padre Frei Pinto (Igreja Nossa Senhora do Carmo) e show musical com Edilson Gusmão.

Assista a entrevista na íntegra.


 Ouça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.