SÃO LUÍS - O programa Ponto Final, apresentado por Jorge Aragão na Mirante News FM, recebeu nesta quarta-feira (15) os diretores Zanto Holanda e Vinícius Dominici, do Grupo Teatral Improviso, para falar sobre o espetáculo “Comédias”, que será apresentado nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), às 19h, no Teatro João do Vale, no Centro Histórico da capital maranhense.
“O grupo tem 26 anos de existência, começou dentro de uma escola e depois se profissionalizou. Hoje atuamos com espetáculos, trabalhos empresariais e aulas de teatro. Mantemos a essência de formação de novos artistas e cidadãos”, explicou Vinícius Dominici.
Segundo Zanto Holanda, que integra o grupo há 17 anos, o Improviso vem se destacando pela versatilidade. “Trabalhamos com produção de cenário, criação de textos, atuação e formação. O nosso diretor, Marcos Dominici, sempre defendeu a ideia de formar artistas e também pessoas através do teatro”, destacou.
O espetáculo “Comédias”
O espetáculo “Comédias” marca o retorno de uma montagem criada há dez anos e resgatada pelo grupo. De acordo com Vinícius, a peça reúne cenas curtas e independentes, conhecidas como esquetes, com duração total de cerca de 50 minutos.
“Pegamos várias cenas de temas diferentes, comédia de casal, de costumes, do cotidiano e construímos um espetáculo divertido, atualizado para os tempos atuais, com referências às redes sociais e à vida moderna”, disse Zanto.
A nova versão revisita crônicas de Luiz Fernando Veríssimo, adaptadas para o contexto contemporâneo, com situações reconhecíveis do dia a dia. “A gente traz temas como relações interpessoais, celular, redes sociais e os pequenos conflitos modernos, mas sempre com leveza e bom humor”, completou Vinícius.
Teatro, público e formação
Durante a entrevista, os diretores também refletiram sobre a cena teatral maranhense. Para Vinícius, o público vem crescendo: “Tem melhorado bastante. O ensino do teatro nas escolas e cursos tem ajudado a criar uma cultura de assistir e fazer teatro.”
Zanto acrescentou que ainda há desafios. “O público local não consome tanto teatro por falta de costume. Precisamos de políticas públicas e incentivo privado para fortalecer essa cultura”, afirmou.
Assista.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.