ABRINDO O VERBO

Cresce o número de casos de hipertensão e diabetes

No Abrindo o Verbo, Tiago Fernandes e a Dra. Fernanda Thomé destacam que a mudança de hábitos é essencial para conter avanço dos casos.

Mirante News FM

Atualizada em 12/11/2025 às 14h52
Dra. Fernanda Thomé e Tiago Fernandes em entrevista ao Abrindo o Verbo, com Rodrigo Bomfim. (Mirante News)

SÃO LUÍS – A combinação da hipertensão e diabetes representa um dos maiores desafios de saúde pública na atualidade. Nesta terça-feira (30), no programa Abrindo o Verbo, o advogado Tiago Fernandes e a endocrinologista Dra. Fernanda Thomé, chamaram atenção para urgência em tratar essas doenças crônicas, que são prevalentes e sobrecarregam o sistema.

Fernanda apontou o cenário pós-pandemia como um agravante, classificando-o como um "encontro de pandemias", diante do aumento de casos. Segundo ela, ambas são doenças silenciosas, o que torna o diagnóstico precoce essencial.

"A nossa intenção é alertar o mais breve possível pessoas que têm algum tipo de disfunção (...) para que elas se forcem a ter uma modificação de estilo de vida que é a base primordial disso tudo", explicou.

O não tratamento pode levar a consequências devastadoras, como infarto, AVC e, no caso do diabetes, a amputação. O Estado garante a disponibilização de medicamentos e insulinas na rede pública. 

Para reforçar a importância da atividade física, Tiago Fernandes anunciou a realização da Segunda Corrida da Saúde, marcada para o dia 26 de outubro. Ele ressaltou que a prática de esportes e a alimentação equilibrada são os “dois grandes segredos” da prevenção.

Assista a entrevista na íntegra.

Ouça a entrevista completa no player abaixo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.