ATUALIDADES

Evasão desafia o ensino superior brasileiro

Fatores sociais econômicos e estruturais explicam por que milhares de estudantes desistem da graduação no país.

Mirante News FM

Monique Nogueira e Jaiver Figueroa em entrevista ao Atualidades. (Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Um levantamento da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que a evasão universitária é um dos principias entraves do ensino superior no Brasil. Os dados revelam que 1 em cada 4 estudantes abandona o curso já no primeiro ano, enquanto apenas 38% conseguem se formar dentro do prazo previsto. Entre as razões, estão dificuldades financeiras, baixa qualidade da educação básica, falta de perspectiva profissional e aumento de desistências em cursos de Ensino a Distância (EAD). 

Na edição de hoje (17), o programa Atualidades recebeu Monique Nogueira, Pró-Reitora de Graduação e Pós-Graduação da Estácio, e o professor Jaiver Figueroa, Diretor de Qualidade dos Cursos de Graduação da UFMA, para discutir os impactos e possíveis caminhos para reduzir a evasão escolar.

“Na parte pública, embora o estudante não pague uma mensalidade, tem que se dedicar tempo, né? Quando ele entra na hora do planejamento, escolhendo um curso diurno, noturno ou integral... Na verdade, ele tá abrindo mão de um trabalho que ele poderia fazer pela manhã ou que ele poderia fazer de tarde. É uma decisão complicada e termina sendo um projeto da própria família”, destacou Jaiver Figueroa.

Assista.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.