REVIRAVOLTA

Viúva é suspeita de homicídio de PM em São João dos Patos

Havia suspeita de suícido, mas as investigações da Polícia Civil apontam que trata-se de um homicídio qualificado com emprego de veneno.

Mirante News FM

Atualizada em 03/09/2025 às 19h08
Itéan Carvalho Barbosa, sargento da Polícia Militar do Maranhão. (Divulgação)

SÃO JOÃO DOS PATOS – Um caso misterioso de São João dos Patos ganhou novos desdobramentos nesta quarta-feira (03). A Polícia Civil do Maranhão cumpriu um mandado de prisão temporária contra uma professora, a viúva do sargento da Polícia Militar, Itéan Carvalho Barbosa, suspeita de envolvimento na morte do policial.

O crime ocorreu no dia 12 de maio deste ano, quando o militar começou a passar mal em sua residência. Ele chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São João dos Patos e, posteriormente, transferido para um hospital em São Luís, onde faleceu três dias depois, em 15 de maio.

Inicialmente, havia a hipótese de suicídio, mas a investigação conduzida pelo 1º Distrito Policial da cidade apontou outra direção. Exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) confirmaram a presença do pesticida Metomil no organismo do sargento, reforçando a suspeita de envenenamento.

Diante das evidências, a Polícia Civil solicitou ao Poder Judiciário a prisão da viúva, considerada a principal suspeita. A ordem judicial foi cumprida no Conjunto do Ipem, em São João dos Patos. Após os procedimentos de praxe, a mulher foi levada para uma unidade prisional da região, onde permanece à disposição da Justiça.

Solicitada pela Mirante News FM, segue abaixo a nota oficial da Polícia Civil do Maranhão.

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informa que, na manhã desta quarta-feira (3), deu cumprimento a um mandado de prisão temporária contra uma mulher suspeita pelo crime de homicídio qualificado com emprego de veneno que vitimou o policial militar Itéan Carvalho Barbosa, fato ocorrido no dia 12 de maio deste ano, na cidade de São João dos Patos.

A PC-MA informa, ainda, que a investigada, que é viúva da vítima, foi apresentada na Delegacia de Polícia da cidade para serem tomadas as medidas cabíveis e, em seguida, levada para uma unidade prisional da região, onde fica à disposição do Poder Judiciário.

Atenciosamente,

Núcleo de Atendimento à Imprensa, SECOM-MA

Assista a cobertura, por Domingos Ribeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.