Semana nacional reforça que a deficiência não define, mas as oportunidades transformam
Com o tema "Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!", campanha de 2025 mobiliza a sociedade contra o capacitismo em defesa da cidadania.
SÃO LUÍS - Entre os dias 21 e 28 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2025, instituída pela Lei nº 13.585/2017. Neste ano, o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!” chama atenção para o protagonismo das pessoas com deficiência e para a importância de ouvir seus desejos e escolhas. O presidente da Federação das Apaes do Maranhão, Nadson Barros, e a psicóloga Karolayne Oliveira participaram do Atualidades desta sexta-feira (22), destacando que a inclusão só é plena quando a sociedade reconhece, respeita e oferece oportunidades reais.
“O importante é que a família, ao invés de entrar no lugar de coitadismo, entrar no lugar de psicoeducação, fazê-lo entender que existem os caminhos, existem outras possibilidades. Quais são elas? Aprender líbras, aprender o Braille. Ele consegue usar os outros sentidos. Ele não está simplesmente limitado. Existem outros sentidos que ele pode se apegar e continuar acessando e usando. E tendo acesso ao que ele já tinha antes, de forma natural” frisou a psicóloga Karolayne Oliveira.
Assista.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.