ATUALIDADES

Adultização Infantil: cuidados que pais precisam ter com crianças e adolescentes

Exposição indevida de menores na internet pode afetar a mentalidade e causar consequências para o resto da vida.

Mirante News FM

Atualizada em 14/08/2025 às 16h12
Márcio Thadeu Silva Marques, Frankilene Cunha e isabela Barros em entrevista ao Atualidades, com Thiago Bastos e Marcelo Rodrigues. (Mirante News FM)

SÃO LUÍS - A discussão sobre adultização ganhou destaque nos últimos dias, após o youtuber Felca publicar um vídeo denunciando influencers de explorar imagens de menores nas redes sociais. 

A ‘adultização’ se refere à exposição precoce de crianças a conteúdos e comportamentos que deveriam ser reservados aos adultos, e no Atualidades desta quinta-feira (14), as psicólogas infanto-juvenis, Isabela Barros e Frankilene Cunha, em companhia com o 1º Promotor de Justiça da Infância e Juventude de São Luís, Márcio Thadeu Silva Marques, expuseram os efeitos psicológicos na mente das crianças e o perigo dessa exposição, que gera conteúdo para predadores.

“A relação entre os pais, os cuidadores, os responsáveis e as crianças não é uma relação de poder. É uma relação de poder-dever. […] E esse dever de cuidado, essa capacidade protetiva, é objeto da fiscalização do poder público também. Não é que a Justiça ou o Conselho Federal vão exercer uma espécie de tutela das relações familiares. Mas quando há uma extrapolação da autoridade desses pais em relação aos filhos, causando prejuízo, é necessário que haja essa intervenção.”, declarou Márcio Thadeu.

Veja. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.