ATUALIDADES

Julho Amarelo: prevenções e tratamentos às hepatites virais

No dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

MIRANTE NEWS FM

Atualizada em 02/08/2025 às 09h26
Dra. Rosana Castello Branco, Dra. Adalgisa Ferreira e o cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Ozimo Gama, em entrevista ao Atualidades, com Thiago Bastos e Marcelo Rodrigues. (MIRANTE NEWS FM)

SÃO LUÍS - As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. O Julho Amarelo é o mês de conscientização sobre as hepatites virais e no Atualidades desta quinta (31), as médicas hepatologistas, Dra. Rosana Castello Branco, Dra. Adalgisa Ferreira e o cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Ozimo Gama, informam sobre prevenções e tratamentos dessas doenças que, se não tratadas, podem levar ao câncer de fígado e cirrose. 

“Uma vez ou outra a doença ela pode aparecer como uma hepatite aguda, que é aquela que fica com o olho amarelo. Uma vez ou outra, mas essa não é a regra. A regra é ele ficar sem ter sintoma, vai evoluindo lentamente, lentamente, até chegar a cirrose hepática, sem ele saber. Por isso que o Julho Amarelo é importante. Então, nesse Julho Amarelo, não quer dizer que você só vai testar pra hepatite em julho, mas é para chamar a atenção.” alertou a Dra. Adalgisa Ferreira.

Veja.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.