
SÃO LUÍS – Durante o programa Atualidades desta quarta-feira (2), o ortopedista Raul Franklim explicou quais são as doenças dos ossos mais comuns entre a população.
"No dia-a-dia o que a gente observa, a maior queixa de dor são associadas a artrose, que é o grande vilão, dentre outras coisas como bursite e tendinite. Mas na população mais envelhecida, os pacientes mais idosos, a artrose é o mais prevalente. E eles confundem osteoporose, artrose e artrite. São entidades diferentes, porém podem existir juntas. A artrite em se tratando de articulação é a inflamação. Então o paciente pode ter uma artrite, porém ainda não tem artrose que o desgaste da articulação. Já uma outra doença que é muito prevalente principalmente entre as mulheres é a osteoporose que a doença de fragilidade dos ossos, que caracteristicamente o paciente de mais idade sofre uma queda dentro de casa, de pequena altura e tem uma fratura", disse o Dr. Raul Franklim.
Ainda de acordo com o ortopedista, a prevenção inclui uma alimentação rica em cálcio e vitamina D, prática regular de exercícios físicos e acompanhamento médico, especialmente na terceira idade. O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento eficaz.
Ouça.

Assista.
Saiba Mais
- Boi da Liberdade e Dança Portuguesa a Arte e a Beleza de Portugal são destaques no Atualidades
- Maranhão realiza primeiro transplante de coração
- Julho Turquesa: mês de conscientização e prevenção à síndrome do olho seco
- Esporte como estilo de vida: Corrida São Luís 2025 celebra sua 12ª edição
- Legado de Humberto de Maracanã é exaltado por cantador e presidente do Boi no programa Atualidades
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias