ATUALIDADES

Por que é essencial ter um guia em aventuras na natureza?

O Atualidades recebeu dois guias de turismo para falar sobre esse tema

Mirante News

Atualizada em 26/06/2025 às 12h25
Márcio Cruz e Celi Alves durante o programa Atualidades. (Armando Mendes/Rádio Mirante News)

SÃO LUÍS – Em entrevista ao programa Atualidades desta quinta-feira (26), os guias de turismo Márcio Cruz e Celi Alves explicaram os riscos das trilhas e o papel fundamental do guia profissional para garantir uma experiência segura e consciente na natureza.

"É primordial ter um guia porque ele é justamente quem orienta, que planeja com antecedência, que mapeia. Existem guias de vários seguimentos. Nosso caso é turismo de aventura. Então é essencial a gente ter aquele preparo, saber o caminho, analisar os riscos para que o trilheiro quando for com a gente, ele conseguir ter uma experiência e não ter um trauma ou uma morte", explicou Celi.

A morte da brasileira Juliana Marins, que sofreu uma queda fatal em uma trilha na Indonésia, reacende o alerta sobre os perigos de aventuras em áreas de difícil acesso, especialmente quando feitas sem acompanhamento especializado.

"A gente tá falando de uma espécie de turismo muito complexo, que é o turismo de aventura. Ele não é um turismo simples. Você precisa ter aquele guia, que realmente é experiente, que não só tenha a capacidade técnica, mas que tenha também o conhecimento tácito. Como a gente percebeu nesse caso (da Juliana Marins), houve uma série de imprudências. E trilha é uma negócio perigoso, é um ambiente não controlado. Então, a gente tenta evitar os acidentes e os incidentes são inevitáveis", disse Márcio Cruz.

Assista.

Ouça.

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.