SÃO LUÍS – Durante o programa Atualidades desta terça-feira (14), o integrante da Pastoral da Comunicação do Conselho financeiro da paróquia São João Batista e da Equipe de Finanças do Festejo, Lourival Godinho, explicou qual é a relação dos santos com as festas juninas
"Onde que essas festas surgem? Eram festas pagãs, greco-romanas, depois celtas. Essas datas, na Europa, estão no solistício de verão, que era uma festa pagã que se comemorava, festejava, tinha fogueira, porque tem a questão da fertilidade, da colheita, agradecer aos deuses. Essas festas pagãs, foram aos poucos modificadas e elas incorporaram na realidade da igreja católica. A fogueira tem essa origem pagã, mas lembrando que nossa senhora foi ao encontro de Isabel, ambas estavam grávidas, e a forma de Isabel se comunicar com nossa senhora foi através de uma fogueira. E é essa a tradição", disse Lourival Godinho.
O Vigário da Arquidiocese e Pároco da Paróquia de São Paulo Apóstolo, Padre Everaldo Araújo, também comentou sobre o tema no programa.
"Eles trouxeram (os portugueses) as suas festas. Eles tinham um modo muito festivo de apresentar a sua fé, a sua devoção, por meio das suas apresentações, procissões, as danças, é muito característico da cultura barroca portuguesa esse celebrar a fé, expressar a fé por meio das expressões da dança, da roupa", explicou Padre Everaldo Araújo.
O dia 24 de junho é celebrado o Dia de São João Batista, um dos santos mais populares do cristianismo. Conhecido por ter batizado Jesus Cristo no rio Jordão, São João Batista representa a fé, a renovação espiritual e é símbolo das festas juninas no Brasil, marcadas por danças, comidas típicas e tradições culturais.
Já o Dia de São Paulo é comemorado em 29 de junho, em conjunto com São Pedro. São Paulo é lembrado por sua conversão e dedicação à propagação do Evangelho, sendo considerado um dos principais apóstolos da Igreja. A data destaca a importância da missão, da coragem e da transformação pela fé.
Ambos os santos são celebrados com devoção e alegria em várias regiões do país, inclusive aqui no estado do Maranhão.
Ouça.
Assista.
Saiba Mais
- Maranhão realiza primeiro transplante de coração
- Julho Turquesa: mês de conscientização e prevenção à síndrome do olho seco
- Esporte como estilo de vida: Corrida São Luís 2025 celebra sua 12ª edição
- Legado de Humberto de Maracanã é exaltado por cantador e presidente do Boi no programa Atualidades
- Os desafios do direito na proteção de dados e privacidade
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias